Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Vídeos flagram ação de tornado no Paraná
Por Paraná Total | Postado em: 01/06/2019 - 08:37

Publicidade Publicidade Publicidade

Um tornado foi flagrado supostamente em uma área rural próxima à Pitanga, município na região central do Paraná. Dois vídeos postados no Facebook mostram a ação do fenômeno natural e os danos por onde passou.

O primeiro vídeo mostra a destruição de casas, plantação e veículos. O segundo, gravado em um veículo, mostra o fenômeno natural – caracterizado por ser um cone giratório de ar – passando por uma vegetação. 

Segundo Acácio Cordioli, técnico em meteorologia e caçador de tempestades há sete anos, é comum que existam tornados nessa época do ano, principalmente pelo período de instabilidade que o Paraná vem sofrendo. De acordo com o boletim da Defesa Civil, mais de 25 mil pessoas no Paraná foram atingidas pela chuva.

“Essa época é propícia, já tem vários registros de tornados. Com a entrada de frentes frias, a atmosfera fica bastante instável. No vídeo, dá para ver a base da tempestade levantando o mato”, analisa.

SIMEPAR

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o vídeo apresenta um tornado de classificação F0. Segundo ele, isso significa que os ventos eram inferiores a 110 km/h. 

Braun atesta que o vídeo se trata de um tornado, embora o funil característico não esteja tão bem formando. O meteorologista, no entanto, pondera que o Simepar não pode atestar que o vídeo realmente foi flagrado no Paraná.

“Agora começa um processo de buscas pelas informações, [cidade, horário e localização]”, explica. Samuel Braun afirma que os tornados geralmente estão associados a uma área de instabilidade. “A atmosfera tem que estar muito instável”, avalia. O meteorologista esclarece que a presença de tornados dessa magnitude não são incomuns. 

O que dá para garantir é que o mau tempo deve continuar, pelo menos, até sábado (1). Só a partir de domingo (2) que a frente fria deve tomar o rumo de São Paulo e diminuir a instabilidade no Paraná.

CLASSIFICAÇÃO 

O tornado F0 tem ventos até 110 quilômetros por hora (km/h) e pode causar danos mais leves, como arrancar galhos e cortar cartazes.

O tornado F1 tem ventos entre 115 km/h e 175 km/h, força suficiente para destelhar uma casa (como no vídeo) e deixar diversos rastros de destruição. 

A partir do F2, a força começa a ser muito violenta. Com ventos entre 175 km/h e 250 km/h, telhados e árvores são arrancados com certa facilidade, além de tornar qualquer objeto muito perigoso.

O F3 é caracterizado por ter ventos entre 50 km/h e 330 km/h, derrubando paredes e tombando trens. 

O tornado  F-4, entre 330 km/h e 415 km/h, é capaz de demolir casas ou edifícios mais frágeis.

Por fim, o F-5 é o mais devastador. Com velocidade do vento entre 415 km/h e 510 km/h, tem danos inacreditáveis, podendo arrastar casas e carros a grandes distâncias.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Fev às 16:46
O projeto também atende, prioritariamente, moradores do Bairro Recanto Feliz, Bairro Novo Horizonte e dos loteamentos Vip, Silva e Berlim.
Cotidiano 19 Fev às 14:33
Registrou uma curiosidade como esta? Envie para nós e ajude a comunidade a conhecer essas aparições não tão comuns
Cotidiano 19 Fev às 14:05
Presente em todos os estados, instituição financeira cooperativa dobrou sua base de associados nos últimos cinco anos e já soma mais de 1.000 agências apenas no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina
Cotidiano 19 Fev às 13:31
Animal ainda estava com vida quando foi encontrado, mas não resistiu;
Cotidiano 19 Fev às 12:14
Pax Bom Jesus
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento