O temporal que teve quase meia hora de queda de granizo na noite de quinta-feira (26) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, provocou diversos danos na cidade, assim como em outras regiões do estado.
Pelo menos três hospitais e uma unidade de pronto atendimento (UPA) tiveram danos; em um deles, os atendimentos foram afetados. Um asilo que abriga mais de 100 idosos sofreu com alagamentos e duas unidades escolares municipais tiveram que cancelar as aulas desta sexta-feira (28) devido a estragos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 1.420 casas tiveram estragos e mais de 4.200 pessoas foram atingidas. 30 mil metros de lona foram distribuídos à população.
Veja, abaixo, quais foram os principais danos registrados em Ponta Grossa.
Hospitais e unidades de saúde
A Santa Casa de Ponta Grossa teve avarias no telhado do Pronto Atendimento, que provocaram a entrada de água em alguns locais. Três áreas foram interditadas e os pacientes tiveram que ser remanejados. O Pronto Atendimento ainda não está operando em 100%.
O Hospital do Coração Bom Jesus ficou parcialmente destelhado. Os pacientes que possuem agendamentos eletivos, como exames e consultas, estão sendo direcionados a uma entrada alternativa, pelo ambulatório. O Pronto Atendimento operando normalmente.
O Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI) teve telhas quebradas. O atendimento está normalizado.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula também teve estragos no telhado, que recebeu lonas. O atendimento está normalizado.
Asilo São Vicente de Paulo
O Asilo São Vicente de Paulo, que atende 105 idosos, ainda estava se recuperando de danos causados pelas fortes chuvas do início do mês e agora teve diversos danos no telhado.
Quartos ficaram alagados e os idosos foram realojados no salão social da instituição. Segundo a coordenação do local, nenhum idoso ficou ferido.
Parte do forro da igreja caiu e o estoque e a farmácia do asilo também sofreram danos.
Escolas
Segundo a prefeitura municipal, apenas duas unidades escolares sofreram estragos. Ambas tiveram as aulas canceladas nesta sexta-feira (27) devido a alagamentos, que também danificaram documentos e alimentos.