Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Secretaria de Saúde alerta população para riscos de nova epidemia de Dengue em Mercedes
Os sintomas mais graves da doença, que pode levar à morte, inclui dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramento de mucosas
Por | Postado em: 07/10/2019 - 17:23

Publicidade Publicidade Publicidade

Devido a mudança de estação a Secretaria Municipal de Saúde de Mercedes está intensificando as ações para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Com dias mais quentes e a retomada do período chuvoso a população deve ficar em estado de alerta eliminando dos quintais qualquer recipiente que possa acumular água, evitando assim uma nova epidemia.

No período de julho de 2018 até 30 de julho deste ano Mercedes teve 250 casos de Dengue confirmados. Centenas de pacientes contaminados pela dengue sofreram intensamente com os sintomas da doença, que são febre alta, dores nos olhos e musculares intensas, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, náuseas e vômitos.

Os sintomas mais graves da doença, que pode levar à morte, inclui dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramento de mucosas

O poder público já está tomando todas as medidas necessárias, atuando com intensidade no combate à Dengue e alertando a população sobre a responsabilidade de manter os quintais limpos. “O apoio da população é fundamental para a prevenção de uma nova epidemia, visto que no Paraná já existem vários municípios que estão em situação de alerta”, salienta a Secretária de Saúde Arlete Martins.

Ainda de acordo com a Secretária de Saúde a partir deste mês de outubro as Equipes do Programa Saúde da Família, através das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS’s) e a Agente de Controle as Endemias (ACE) vão intensificar orientação durante as visitas em todos os imóveis, solicitando a colaboração de toda população na prevenção de focos e criadouros de mosquito.

O município tem um Índice de Infestação da dengue (IIP) menor de 1%. O IIP mostra a porcentagem entre o número de imóveis pesquisados e o de imóveis onde os criadouros foram encontrados, mesmo com a estiagem. No Paraná tem-se o registro de 329 municípios que são considerados infestados.

Últimas Notícias
Cotidiano 14 Jan às 17:15
O programa é ao vivo e começa as 19h
Cotidiano 14 Jan às 16:50
Maiores informações na Rua São João, 6487 - Centro
Cotidiano 14 Jan às 16:10
Os cidadãos interessados poderão preencher, no local, uma ficha de cadastro
Cotidiano 14 Jan às 15:40
A participação da população é fundamental para garantir que o plano reflita as necessidades reais de quem vivencia a cidade diariamente
Cotidiano 14 Jan às 15:26
Desde sua fundação, o laboratório tornou-se referência na área da saúde, contribuindo de forma significativa para a qualidade de vida da população do município e região.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento