O ano letivo nos educandários de Pato Bragado começa no dia 08 de fevereiro e a proposta da Secretaria de Educação e Cultura é de implementação de um retorno gradual em que estão previstas atividades presenciais na rede municipal.
A ideia foi levada à discussão na manhã de hoje (27), na Escola Municipal Marechal Deodoro pelo secretário de Educação e Cultura, Júnior Ivan Bourscheid, aos membros da comissão responsável para tratar de assuntos relacionados ao início do ano letivo. Na oportunidade o secretário apresentou o protocolo de diretrizes básicas para o retorno às atividades presenciais.
Segundo o gestor da pasta, a intenção é, paulatinamente, trazer os estudantes de volta às instituições de ensino, após comprovação da sua viabilidade, de acordo com a experiência prévia, oferecendo o máximo de segurança aos profissionais e estudantes, além de primar e zelar pelo processo de ensino-aprendizagem.
PROPOSTAS
Para tanto, no primeiro trimestre, a proposta de 1º ao 5º ano, conforme Bourscheid é de trabalhar com apostilamento de 08 a 19 de fevereiro e a partir de 22 de fevereiro, iniciar os atendimentos presenciais reduzidos, além de apostilamento. “O atendimento será voltado a grupos de cinco crianças com a devida autorização dos pais, a fim de que cada uma seja atendida uma vez por semana, sendo que aos professores caberão três dias de atendimentos e dois dias de trabalho com apostilamento”, conta. Além disso, segundo ele, a intenção é de que as avaliações sejam presenciais.
Já a educação infantil dará sequência ao trabalho com apostilamento, sendo que estudantes de quatro e cinco anos os pais deverão retornar as apostilas para contagem da frequência e avaliação do desenvolvimento. Aos alunos de até três anos a devolução segue facultativa.
Quanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão retomadas as aulas presenciais, seguindo os protocolos sanitários.
O secretário garante que a Secretaria também respeitará qualquer orientação que venha do Estado, por intermédio do Núcleo Regional de Educação (NRE) ou de decretos municipais e que a partir de agora, com base nas orientações repassadas, caberá a Escola Municipal Marechal Deodoro e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinha de Mel compor uma comissão interna para formular e fiscalizar seu protocolo.
Bourscheid adiantou que a intenção para o segundo trimestre é de que seja híbrido, ou seja, com aulas presenciais, intercalando com metade de cada turma e presencial no terceiro trimestre.