Um dia após comemorar o aniversário de 22 anos, Luan Fernando Araújo desapareceu nas águas do rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O jovem sumiu no domingo (23), enquanto nadava na Cachoeira da Cotia, no arroio Tigrei. Ele estava com amigos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, na ocasião, dois jovens entraram na água para nadar. Um deles conseguiu ser resgatado e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek. Luan submergiu e não foi mais visto.
Equipes do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros atuam nas buscas com mergulhadores e apoio por embarcações.
As buscas estão concentradas no ponto indicado por testemunhas. Segundo os bombeiros, a correnteza está forte devido ao nível elevado do rio, o que dificulta o trabalho das equipes.
Também no domingo (23), um homem desapareceu no rio Paraná, em outro ponto de Foz do Iguaçu. Gabriel dos Santos Figueredo, de 29 anos, foi encontrado morto na tarde se segunda-feira (24).
Segundo Daniele Martins, esposa de Gabriel, ele saiu e casa com um amigo e, horas depois, o amigo avisou sobre o desaparecimento. Segundo a esposa, eles estavam casados há 15 anos e têm quatro filhos.
“Um homem honesto e trabalhador. Ele foi para o rio Paraná por volta das 7h30 da manhã e, por volta das 10h40 da manhã, um amigo que estava com ele no rio chegou em minha casa dizendo que ele havia morrido”, conta a esposa.
A ação contou com a colaboração de bombeiros e técnicos da Itaipu Binacional, que operaram um sonar de varredura capaz de identificar massas submersas mesmo em água turva ou profunda.