Você está em: Página Inicial > Policial
Polícia Federal cumpre mandado em Guaíra durante Operação Nacional Proteção Integral III
Ação faz parte de ofensiva nacional contra o abuso sexual infantojuvenil e crimes cibernéticos
Por Polícia Federal | Postado em: 08/10/2025 - 15:49

Publicidade Publicidade Publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 8 de outubro de 2025, a Operação Nacional Proteção Integral III, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados, principalmente, no ambiente virtual. A operação ocorre de forma simultânea em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com a participação de centenas de policiais federais e civis.

Em Guaíra, a ação foi conduzida pela Delegacia da Polícia Federal local, que cumpriu um mandado de busca e apreensão, seguindo agora com as medidas para aprofundar as investigações.

De acordo com a corporação, a Operação Proteção Integral III é coordenada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER/PF), e tem como foco a identificação e prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. A ofensiva também busca desarticular redes criminosas envolvidas na produção, armazenamento e comercialização de material de abuso sexual infantil.

A operação visa reforçar a integração entre as forças policiais federais e estaduais, ampliando a capacidade de resposta no enfrentamento de crimes que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Durante o cumprimento dos mandados em todo o país, várias prisões em flagrante foram realizadas e vítimas foram identificadas e resgatadas.

O nome da operação faz referência ao princípio da proteção integral previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/1990) e na Constituição Federal, que asseguram prioridade absoluta à proteção e ao bem-estar de crianças e adolescentes. A ação dá continuidade às operações Proteção Integral I e II, deflagradas em março e maio deste ano, reafirmando o compromisso da Polícia Federal com a defesa dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Somente entre janeiro e setembro de 2025, a Polícia Federal cumpriu mais de 1.600 mandados de prisão contra foragidos condenados por crimes sexuais, evidenciando o empenho das forças de segurança na repressão a esse tipo de delito.

A corporação também destaca a importância de o termo “pornografia infantil” ser substituído por “abuso sexual infantojuvenil” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, expressões que melhor refletem a gravidade e o caráter criminoso dessas práticas.

Por fim, a Polícia Federal reforça o alerta a pais e responsáveis sobre a necessidade de orientar e monitorar o uso da internet por crianças e adolescentes, acompanhando o comportamento dos jovens e mantendo diálogo aberto sobre os riscos do ambiente virtual. A prevenção, segundo a instituição, é uma das formas mais eficazes de proteção.

Denúncias sobre esse tipo de crime podem ser feitas, inclusive de forma anônima, pelos canais oficiais da Polícia Federal.

Últimas Notícias
Policial 11 Jan às 13:45
Ação após meses de denúncias resulta na apreensão de drogas, veículos e na condução de quatro pessoas
Policial 11 Jan às 08:10
Corpo estava em avançado estado de decomposição e caso será apurado pela Polícia Civil
Policial 10 Jan às 19:39
O autor dos disparos seria tio dos jovens.
Policial 10 Jan às 09:41
Números apontam apreensões de drogas, prisões, recuperação de veículos e reforço nas ações preventivas urbanas e rurais
Policial 10 Jan às 08:18
Situações distintas foram atendidas ao longo do dia em diferentes pontos da cidade
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento