Onda de calor atrelada a uma baixa da umidade. Esse fenômeno deve afetar alguns estados do Brasil, pelo menos, até a próxima terça-feira (14). O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse calorão deve atingir o equivalente a 289 dos 399 municípios do Paraná, ou seja, 72% do total das cidades paranaenses.
Com as temperaturas quentes, também aumenta o risco de incêndios florestais. O Simepar categoriza como alto o risco no norte, médio nos Campos Gerais, Centro, Leste (que abrange Curitiba) e parte do noroeste e baixo no oeste e sudoeste do estado.
Esse aviso pode indicar que há riscos à saúde até terça-feira (14). O calor acontece devido à temperatura poder ficar 5ºC acima da média pelo período três a cinco dias.
A previsão do tempo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) é que os termômetros fiquem acima dos 30ºC em todas as regiões do estado. Para domingo (12), em Paranavaí, por exemplo, a temperatura será de 39ºC.
De acordo com o Simepar, permanece muito quente em praticamente todos os setores. A possibilidade de chuvas segue baixa, mas não se descarta alguns eventos localizados nos setores mais próximos a Santa Catarina.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça que há alguns cuidados que podem ser tomados durante os dias de calor. Essas medidas podem ajudar a evitar fadiga, queda de pressão arterial e até desidratação.
As recomendações valem para qualquer pessoa. No entanto, o cuidado com crianças e idosos precisa ser maior.
Saiba quais são alguns dos cuidados
Para saber quais municípios serão afetados acesse o site do Inmet