No mês de novembro a cor azul tem um grande significado: um alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A data foi oficializada em 2003 e passou a mobilizar o mundo todo para a importância da divulgação deste assunto que, para muitos homens, ainda é um grande tabu. No Brasil, esse tumor maligno, em específico, é considerado o segundo mais comum entre os homens.
Uma das formas mais importantes para a prevenção desta patologia é uma alimentação saudável, que vem sendo evidenciado em inúmeros estudos que trazem o licopeno (presente em alimentos como tomate, goiaba vermelha, melancia, entre outros) como sendo uma substância importante na prevenção do câncer de próstata.
Isso porque o licopeno possui antioxidantes com diversos benefícios, podendo reduzir em até 40% o risco de desenvolver o câncer de próstata nos homens que consomem, pelo menos, cinco vezes na semana esses alimentos.
Além destes indicados acima existem outros alimentos que devem ser incluídos diariamente na dieta dos homens: como vegetais crucíferos (brócolis e couve). Eles são importantes porque têm uma substância chamada Indol 3 Carbinol, que diminui o estrógeno na circulação sanguínea impedindo o aparecimento de células cancerígenas que dependem desse hormônio para crescer.
Importante, também, o consumo de alho e cebola, que contêm alicina; pimenta vermelha, que possui capsaicina; peixes de águas frias e profundas, que têm o Ômega 3 e ação anti-inflamatória. Pode ser somado à esta lista: linhaça, azeite de oliva extra virgem, vinho tinto (também tem resveratrol). Outro alimento que pode ser incluído na dieta é a Cúrcuma (Curcumina), que estudos comprovaram que bloqueia células cancerígenas.
O aumento do estresse, que desencadeia dores musculares, insônia, transtornos alimentares, depressão e outras doenças, impedindo uma boa qualidade de vida, resulta em rotina alimentar descontrolada, aumento do consumo de alimentos inadequados e, consequentemente, aumento de peso.
Importante ressaltar que o excesso de peso entre os homens é fator de risco para câncer de próstata, pois apresenta mecanismos de respostas inflamatórias e de produção de moléculas com potencial cancerígeno desregulados.
Esta condição contribui com o crescimento e a agressividade dos tumores, levando ao aumento do risco de morbidades e mortalidade, principalmente em nossa região, onde existe a tradição dos churrascos aos finais de semana.
Recomenda-se, portanto, que os homens busquem apoio de NUTRICIONISTAS para auxiliar no processo de alimentação saudável na prevenção de doenças, principalmente o câncer de próstata.
Além disso, caso seja diagnosticada a patologia, o nutricionista é o profissional habilitado para indicar uma dieta adequada e complementar correta durante e após o tratamento. Sempre necessária, também, a recomendação de ingestão de água e de atividade física, que ajuda no cuidado com o corpo e com a mente durante todo o processo.