Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Menina que se afogou em piscina após cabelo ficar preso em sugador recebe alta da UTI: 'É um milagre'
Valentina Oliveira Mansano, de 9 anos, participava de uma confraternização de igreja quando acidente aconteceu. Ela ficou nove dias internada na UTI do HU, em Maringá. Veja dicas de primeiros socorros.
Por G1 | Postado em: 31/10/2023 - 16:30

Publicidade Publicidade Publicidade

Valentina Oliveira Mansano, de 9 anos, que se afogou após prender o cabelo no sugador de uma piscina, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano de Maringá, no norte do Paraná. Ela foi transferida para enfermaria pediátrica.

A menina ficou submersa mais de 3 minutos em uma piscina durante uma confraternização com amigos e familiares em uma chácara de Doutor Camargo, também no norte do estado. 

Foram nove dias de internamento na UTI com sedação e tubos de oxigênio. A alta, confirmada pelo pai dela, Josué Pereira Mansano, foi na segunda-feira (30), à tarde.

"O processo de recuperação dela foi muito bom. Quando íamos lá, era só notícia boa. Aos poucos está comendo, falando. É um milagre", falou. 

Recuperação 

Durante os nove dias de internamento, o pai e a mãe da Valentina se revezavam no hospital para cuidar da menina.

Na quarta-feira (26), a criança havia deixado os respiradores mecânicos e os tubos que levavam a alimentação até o estômago.

"Aos pouquinhos foi indo, comendo devagarinho até conseguir se restabelecer. É um passo atrás do outro", relatou. 

A expectativa, segundo Josué, é de que ela receba alta hospitalar nos próximos dias.

O afogamento

Conforme o pai, a filha participava de uma confraternização de um coral de igreja da cidade em uma casa de festas com outras crianças.

A piscina em que ela estava tem um metro e meio de profundidade. A família percebeu o acidente após a menina dar um mergulho e não retornar à superfície.

Últimas Notícias
Cotidiano 21 Jan às 05:08
Obituário
Cotidiano 20 Jan às 18:00
O assunto gerou apreensão entre pacientes que aguardavam consulta no município.
Cotidiano 20 Jan às 15:10
A família reside no distrito de Dois Irmãos e agradeceu o apoio da comunidade, que se uniu desde as primeiras horas do desaparecimento.
Cotidiano 20 Jan às 14:27
A iniciativa integra a política estadual de fortalecimento da atenção primária e tem como foco a consolidação e a expansão da Rede de Atenção à Saúde.
Cotidiano 20 Jan às 14:00
Juliane estava recebendo cuidados médicos no Centro de Tratamento de Queimados (CTG) do Hospital Universitário (HU) de Londrina (PR) desde o dia 17 de outubro de 2025
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento