A Polícia Civil do Paraná deflagrou uma grande operação contra uma quadrilha envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cumprindo 83 mandados judiciais no Paraná e em outros três estados.
No Paraná, os mandados foram cumpridos em Curitiba, Lapa, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais e Cascavel. A operação também ocorreu em Santa Catarina, São Paulo e Alagoas, coordenada pela Denarc com o apoio de cerca de 150 policiais civis.
As investigações começaram em 2022. Segundo a Polícia Civil, a quadrilha utilizava empresas de revenda de veículos de luxo, lojas de alimentos e barbearias para lavar dinheiro do tráfico, movimentando mais de R$ 252 milhões no período investigado.
20 pessoas foram presas, incluindo 17 no Paraná. Um dos líderes da quadrilha foi preso com a esposa em Alagoas, e houve uma prisão em São Paulo. Oito dos detidos eram empresários.
Em Cascavel, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, mas o alvo não foi localizado. A Polícia acredita que ele era responsável pela logística do grupo. "Em Cascavel numa casa localizamos comprovante de pagamento caminhões, frentes, que passavam para abastecer outras cidades", afirma delegado.
Durante a operação, foram apreendidos veículos de luxo e armas de fogo compradas por pessoas sem antecedentes criminais. A polícia suspeita que essas armas foram usadas em homicídios no bairro Cajuru, em Curitiba, com pelo menos sete mortes relacionadas ao controle do tráfico na área.