O Paraná solicitou ao Ministério da Saúde a liberação para a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com menos de 60 anos. O pedido foi feito durante um encontro do secretário de Saúde César Neves com membros do governo federal, na quarta-feira (25).
O gestor justificou o pedido por causa do aumento de casos de Covid-19 e de síndromes respiratórias.
Atualmente, a quarta dose da vacina está disponível somente para pessoas com mais de 60 anos ou para imunossuprimidos com mais de 18 anos.
O pedido também segue uma definição tomada em uma reunião feita pela Comissão Intergestores Bipartite e Conselho de Secretários de Saúde (Cosems).
De acordo com o governo do estado, o Ministério da Saúde disse que o pedido feito pelo Paraná será analisado dentro da viabilidade técnica-operacional nas diretrizes do Programa Nacional de Imunização.
Desde o começo da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Paraná aplicou 25 milhões de doses de vacinas contra a doença.
Mais de 10 milhões de paranaenses receberam a primeira dose, enquanto 9,3 milhões concluíram o esquema vacinal.
Além disso, quase 5 milhões de pessoas receberam a dose de reforço, também conhecida como terceira dose. Já a quarta dose foi aplicada em 340 mil paranaenses.