O mês de setembro é marcado pela campanha mundial de conscientização, chamada de Setembro Amarelo, e busca destacar a importância da saúde mental e a prevenção ao suicídio.
O slogan da campanha deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”. Uma frase simples e forte. Um assunto de extrema importância, e uma questão de saúde pública que precisa ser debatida ao longo de todo o ano e por todos.
Considerando a relevância do tema e da campanha que ganha força durante o mês de setembro, o setor de Serviço Especializado em Engenharia Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Copagril, promoveram na tarde de hoje (27), no Salão Social da AACC em Marechal Cândido Rondon, uma palestra com o tema “Saúde Mental e Combate ao Suicídio".
Para debater sobre o assunto, foram convidados os psicólogos, João Paulo Brunelo Miguel e Josie Danielle Meinerz. A participação dos psicólogos visou abordar o assunto de uma forma delicada e, ao mesmo tempo, informativa, afinal este ainda é um tabu na sociedade.
O slogan da campanha deste ano enfatiza a importância de buscarmos apoio quando necessário, e nos permite compreender que a busca por ajuda pode ser o primeiro passo para a recuperação e o bem-estar mental. E uma das formas de prevenir qualquer intenção e ação relacionados a questão é por meio do acesso à informação.
A Copagril reconhece a importância de informar e esclarecer assuntos como este; por isso, abre suas portas para debates e apoio à causa com um olhar cuidadoso. Juntos, podemos criar um ambiente em que a saúde mental seja valorizada e o apoio esteja ao alcance de todos que precisam.
Como diz o slogan deste ano “Se precisar, peça ajuda!”. Lembre-se que você não está sozinho e as suas batalhadas podem ser vencidas com apoio de um familiar, de um amigo, até mesmo na conversa com um desconhecido.
Buscar apoio é um gesto de coragem em direção à cura e a promoção da saúde mental.
Caso precise conversar com alguém, você também pode ligar para o CVV (Centro de Valorização da Vida), os atendimentos acontecem 24 horas por dia através do número 188 e são sigilosos. Ligue 188!