A Diocese de Toledo da Igreja Católica, que compreende os municípios de Guaíra, Terra Roxa, Palotina, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Nova Aurora, Jesuítas, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste e Toledo, informou nesta terça-feira (17) as medidas de prevenção que serão tomadas devido à Pandemia Coronavírus (Covid-19).
Confira a nota emitida pela Diocese:
A vida de cada um é o bem mais importante que temos. Precisamos defendê-la com muito empenho e responsabilidade. A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tem aumentado e nos obriga a tomar novas atitudes e medidas para nos prevenir da doença. Seguindo as orientações das autoridades competentes, faço as seguintes determinações:
1) A partir do dia 20 de março até o dia 4 de abril ficam suspensas as seguintes atividades:
• As reuniões, encontros, festas, escolas de formação paroquiais e diocesanas, grupos de orações de todas as pastorais e movimentos;
• Os mutirões de confissões para a Páscoa nas paróquias e capelas. Pede-se vivamente que os sacerdotes se coloquem à disposição de todos os que buscam o Sacramento da Reconciliação nas salas de atendimento das paróquias e capelas através de horários especiais;
• Os encontros de catequese (crianças, jovens e adultos).
2) Pedimos que os idosos, doentes e pessoas do grupo de risco permanecem em suas casas e, por isso, estão dispensados da participação das missas semanais.
Sejam incentivados a acompanhar as celebrações pelos meios de comunicação, rezem o Santo Rosário e leiam a Palavra de Deus.
Vamos continuar com o atendimento aos fiéis nas secretarias paroquiais e com as celebrações das missas ao mesmo tempo em que incentivamos o cuidado com a higiene pessoal. Em todos os ambientes seja fornecido o acesso ao álcool em gel. Favoreçam o distanciamento adequado entre as pessoas e mantenham o ambiente arejado. Se possível, multiplicar os horários de missa nos fins de semana, evitando aglomerações.
As celebrações sejam realizadas com piedade e devoção, sem procissões e preces dos fiéis. As homilias sejam breves, assim como podem ser suprimidos alguns cantos litúrgicos.
Durante as celebrações eucarísticas: evitem o aperto de mãos na acolhida aos fiéis, não deem as mãos durante a oração do Pai-Nosso; omitam o abraço da paz; distribuam a comunhão somente na mão.
Confiantes em Deus, peçamos ao nosso padroeiro Cristo Rei e a Maria Mãe da Igreja que nos ajudem a assumir esses desafios e a superar esse momento difícil.