O município de Cascavel também foi atingido por fortes ventos e chuvas na tarde desta quinta-feira (24), causando diversos danos e deixando um rastro de destruição. Segundo os dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as rajadas de vento chegaram a 67,7 km/h, acompanhadas de 5,4 mm de chuva.
A tempestade, que começou por volta das 14h, afetou principalmente a região oeste do município. Os estragos incluíram a queda de árvores e postes, destelhamentos e a destruição de algumas estruturas.
Nas proximidades do Detran, uma árvore atingiu um Peugeot, que estava estacionado na via. O carro ficou completamente destruído e por pouco a proprietária não foi atingida.
Em uma escola, na Rua Potiguaras, o vento arrancou uma estrutura metálica e também atingiu veículos que estavam estacionados. Felizmente, neste caso, também não houve feridos.
No bairro Guarujá, uma árvore de grande porte foi arrancada pela raiz. Felizmente a árvore não atingiu nenhuma estrutura, porém a rua das Orquídeas ficou parcialmente interditada.
Em um condomínio no Centro de Cascavel, a força e a violência do vento durante o temporal fizeram com que as vidraças da área interna de um prédio fossem destruídas e os cacos voaram a metros de distância. Felizmente nenhuma pessoa estava no ambiente na hora do vendaval.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma torre e a fiação foram derrubadas na altura do quilômetro 202, na BR-163, também em Cascavel. Devido ao incidente, a rodovia em ambos os sentidos está bloqueada e não há previsão de liberação.
Os registros de danos são ainda mais expressivos quando comparados com os do temporal da noite anterior, quarta-feira (23). Na ocasião, os ventos atingiram 44 km/h e foram registrados 20 mm de chuva, causando alagamentos em várias partes da cidade.
As autoridades locais estão trabalhando para avaliar a extensão dos danos e iniciar os trabalhos de recuperação. Enquanto isso, os moradores que foram afetados pela tempestade são orientados a entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil no número 199.
No momento, há 155 mil imóveis desligados em todo o Paraná. As regiões Oeste e Sudoeste do Estado são as mais afetadas e somam 88 mil consumidores sem acesso à energia. As fortes rajadas de ventos provocaram a queda de uma torre de transmissão na região. Em Cascavel, há 21 mil imóveis desligados no momento.