Até 30 de novembro, tendo iniciado no dia 1º, animais bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados como parte da 2ª fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa. No Município de Quatro Pontes, a população soma 9.406 animais, de 350 produtores cadastrados. Destes, 120 já comprovaram a vacinação, perfazendo um total de 32%.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Becker, comenta que a campanha está ocorrendo conforme o que foi programado. “A vacinação está em bom termo, pois 1/3 já vacinou e fez a comprovação. Peço encarecidamente para que os munícipes façam a aquisição da vacina o quanto antes, evitando incômodos próximo ao final da campanha. É importante que todos os produtores se mobilizem contra a aftosa. Para aqueles que não comprovarem a vacinação existe a multa. Então, vamos evitar este tipo de transtorno”, assegura.
CUIDADOS
Os cuidados com a vacinação, de acordo com o Ministério da Agricultura, requerem comprar as vacinas somente em lojas registradas; verificar se estão na temperatura correta (entre 2° e 8° graus Celsius); para transporte, usar caixa térmica, colocando três partes de gelo para uma de vacina e lacrar; manter a vacina no gelo até o momento da aplicação; escolher a hora mais fresca do dia e reunir o gado para vacinação; só vacinar bovinos e búfalos; durante a vacinação, manter a seringa e as vacinas na caixa térmica e usar agulhas novas, adequadas e limpas; agitar o frasco antes de usar e aplicar a dosagem certa em todos os animais (5 ml), sendo que o lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele, e deve-se aplicar com calma para evitar a formação de caroço no local da vacina; seguir as recomendações de limpeza, utilizar a agulha certa, desinfetada e trocada com frequência; e não esquecer de preencher a declaração de vacinação e entregá-la ao serviço veterinário oficial do estado, junto com a nota fiscal de compra das vacinas.