Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Tarifas bancárias sobem o dobro da inflação
Pacotes avançaram 5,5% contra taxa de 2,7% em 12 meses. Em serviços avulsos, há alta acima de 30%
Por O Globo | Postado em: 03/06/2018 - 09:26

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Enquanto o Banco Central (BC) lidera um esforço para a redução dos juros bancários para os clientes, as instituições financeiras reajustam tarifas para garantir lucros altos. Em um ano, os preços dos pacotes de serviços dos cinco maiores bancos do país aumentaram 5,5%, de acordo com os dados do BC. No mesmo período, a inflação oficial foi de apenas 2,7%. Algumas tarifas avulsas de serviços bastante requisitados pelos correntistas pessoas físicas deram saltos ainda maiores.

Entre os cinco maiores bancos, a Caixa Econômica Federal foi a que mais reajustou. Em média, seus pacotes padronizados subiram 9,7%. Mesmo assim, o banco público continua a cobrar as tarifas mais baixas. No governo Dilma Rousseff, a Caixa foi usada para tentar forçar um movimento de queda de custo de crédito bancário. Depois de sofrer com problemas de capital no ano passado, o banco federal mudou de estratégia para tentar solucionar a escassez de dinheiro para novos empréstimos. Além de reajustar tarifas para pessoas físicas, renegociou os valores de prestação de serviços para o setor público, antes muito baixos.

TARIFAS TÊM REAJUSTE DUAS VEZES AO ANO

Segundo fontes do setor, ouvidas pelo GLOBO, o aumento da tarifa é uma diretriz dos bancos para manter a rentabilidade. O Santander foi o segundo banco que mais aumentou os pacotes de serviços. De maio de 2017 até este mês, a alta média chegou a 7,7%. Em seguida, vieram Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.

Pelas regras do BC, os bancos podem cobrar por quatro pacotes de serviços, com diferentes quantidades de operações. Os valores desses grupos de serviços subiram em todas as grandes instituições.

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Abr às 17:30
A máquina estava energizada, sendo necessário que a Copel desligasse os cabos para evitar descarga
Cotidiano 25 Abr às 16:58
O evento acontece a partir das 18h00, no Pavilhão da Comunidade Evangélica
Cotidiano 25 Abr às 15:14
A comunidade está indignada e inconformada com essas atitudes
Cotidiano 25 Abr às 14:43
Além da cliente, a caixa do supermercado que realizou o atendimento, também levou o prêmio no valor de R$1000
Cotidiano 25 Abr às 13:41
A cidade está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento