Nesta quinta-feira (25) a Secretaria de Saúde confirmou mais sete mortes por dengue em Cascavel, totalizando 19 óbitos pela doença no município.
Cascavel está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue, conforme detalhado no último informe epidemiológico referente à semana 16 de 2024. O documento revela uma situação preocupante, com um crescimento expressivo tanto em notificações quanto em casos confirmados da doença.
EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE EM CASCAVEL
EVOLUÇÃO DAS NOTIFICAÇÕES E CASOS CONFIRMADOS
Desde a semana 31 de 2023 até a semana 16 de 2024, o total de notificações de suspeita de dengue atingiu 29.280, um aumento de 13,25% em relação ao período anterior que encerrou na semana 15 de 2024. Especificamente na semana 16, foram registradas 3.426 novas notificações.
Em termos de casos confirmados, o aumento é ainda mais acentuado. Até a semana 15 de 2024, haviam sido confirmados 19.765 casos, enquanto na semana 16 foram adicionados mais 3.018 casos, totalizando 22.783 confirmações, o que representa um aumento de 15,27% em comparação com o total acumulado até a semana anterior.
SITUAÇÃO DOS CASOS DE DENGUE
Do total de casos analisados, 78% foram confirmados como dengue, 17% foram descartados, 3% ainda estão em análise e 2% foram considerados inconclusivos.
ÓBITOS E IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA
Até o momento, foram registrados 19 óbitos devido à doença na região, um número que acende um alerta para as autoridades de saúde locais e reforça a necessidade de medidas urgentes de combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde mostram que das 19, seis vítimas da dengue tinham menos de 30 anos de idade, sendo que dentre elas, cinco não possuíam comorbidades. Além disso, é possível notar que a maioria das 19 mortes ocorreu entre mulheres (12 vítimas).
Vale lembrar que o controle do vetor não é única e exclusivamente função do setor público, cabe a cada munícipe cuidar da sua residência (seja ela casa, apartamento, chácara), adotando medidas que evitem a proliferação do vetor. Entre as medidas que devem ser adotadas está o armazenamento ,até a coleta, de todo resíduo sólido – lixo; cuidado com calhas, sacadas e caixas d’água, entretanto, devido as chuvas de verão, comuns nessa época do ano, deve-se redobrar os cuidados com objetos que possam acumular água.