Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Maripá é destaque nacional no acompanhamento de gestantes
O evento está ocorrendo em Belém do Pará
Por Assessoria | Postado em: 26/07/2018 - 10:50

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O trabalho de acompanhamento desenvolvido com as gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Maripá foi destaque na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, realizada durante o XXXIV Congresso Nacional e 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O evento, que está ocorrendo em Belém do Pará, iniciou na quarta-feira (25) e segue até sexta-feira (27).

O trabalho é um Relato de Experiência da Aplicação de Planilhas no Cuidado das Gestantes de uma Equipe de Estratégia Saúde da Família, apresentado pela enfermeira Lissa Konrath. O projeto foi selecionado dentre 90 trabalhos inscritos na mostra, sendo que apenas 21 dos selecionados são do Estado do Paraná.

A metodologia consiste na criação de uma planilha online com diversos itens relacionados ao pré-natal, dentre eles: nome, idade, data do cadastro, vacinas, telefone, histórico, data da última menstruação e Data Provável do Parto (DPP), data para ultrassom morfológica 1º e 2º trimestres, para exames laboratoriais e das consultas realizadas, além de estratificação de risco, dados pós-parto, entre outros.

Segundo a enfermeira Lissa, o objetivo é organizar o atendimento das gestantes, de forma clara e acessível para todos os membros da equipe, selecionando itens fundamentais do pré-natal e puerpério, que irão nortear o cuidado e promover o manejo correto da gestação. “A Estratégia de Saúde da Família trouxe a descentralização do pré-natal, passando a ser responsabilidade de toda a equipe acompanhar integralmente a gestação de todas as suas demandas, encaminhando para referência quando necessário”, explica a enfermeira Lissa.

Entre os resultados obtidos, a planilha demonstrou que com métodos simples foi possível melhorar a ampliar o acompanhamento das gestantes. “Desde o início, a equipe passou a discutir e acompanhar de forma completa todas as gestantes cadastradas na unidade, ampliou a visão sobre o número de gestantes e destacou os pontos de falha, que careciam de ações”, destaca a enfermeira.

Para a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, que também está participando do evento, a troca de experiências e informações durante o congresso impactam diretamente no fortalecimento do SUS. “Ter a oportunidade de apresentar um trabalho desenvolvido aqui em Maripá para gestores de saúde de todo o país é um reconhecimento importante para a valorização de todos os servidores que desenvolvem estas ações em conjunto no dia a dia. Isso reflete a importância do desenvolvimento de políticas públicas efetivas nos municípios, que são fundamentais para a melhoria dos serviços de saúde para a população”, ressalta.

O Congresso traz novas perspectivas para a saúde pública brasileira, em defesa do cuidado à saúde como um dever do Estado e um direito inalienável de qualquer cidadão, comemorando os 30 Anos de existência do SUS.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Abr às 17:30
A máquina estava energizada, sendo necessário que a Copel desligasse os cabos para evitar descarga
Cotidiano 25 Abr às 16:58
O evento acontece a partir das 18h00, no Pavilhão da Comunidade Evangélica
Cotidiano 25 Abr às 15:14
A comunidade está indignada e inconformada com essas atitudes
Cotidiano 25 Abr às 14:43
Além da cliente, a caixa do supermercado que realizou o atendimento, também levou o prêmio no valor de R$1000
Cotidiano 25 Abr às 13:41
A cidade está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento