Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Acadêmicos da Unioeste acompanham testes de germinação de sementes da Copagril
A visita ocorreu na manhã de hoje
Por Assessoria | Postado em: 13/08/2018 - 12:05

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A semana começou com plenas atividades para os acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que na manhã de hoje (13) realizaram uma visita técnica à Copagril, em Marechal Cândido Rondon. De acordo com o encarregado pelo Setor Agronômico da cooperativa, Paulo Brunetto, a turma do 4º ano teve o objetivo de acompanhar a realização de testes de germinação de sementes de soja, a fim de verificar de que forma eles são feitos pela empresa. “A Copagril desenvolve os testes para averiguar a qualidade da germinação das sementes dos nossos fornecedores antes de disponibilizá-las para os nossos cooperados. Esse é um trabalho muito importante para os nossos associados, assim como para a agricultura, por isso é uma grande satisfação receber os acadêmicos aqui na cooperativa”, enfatiza Brunetto.

Os alunos estiveram acompanhados da professora da disciplina de “Tecnologia da Produção de Sementes”, Daniele Guarienti Rorato, e também da laboratorista técnica responsável pelo Laboratório da Unioeste, Neuza Michelon Hezog.

Conhecimento

Conforme a docente da Unioeste, a visita técnica é uma possibilidade de complementar o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos da Universidade. “Dessa maneira eles têm a oportunidade de confrontar os conteúdos teóricos com a prática realizada na rotina da cooperativa, como forma de consolidação do conhecimento, além deles terem condições de visualizarem como é o trabalho dos profissionais, que um dia eles serão”, salienta Daniele.

Os estudantes foram recepcionados no auditório da Unidade Industrial de Rações da Copagril, e posteriormente, acompanhados pela engenheira agrônoma da Copagril responsável pela qualidade das sementes, Thais Lengert, conheceram armazéns, o laboratório de sementes e a Estação Experimental, onde as sementes são cultivadas nos canteiros de testes.

Como são os testes

Os testes de germinação são realizados pela Copagril com sementes de soja, trigo e aveia. A partir de coleta de amostras, as sementes são levadas ao laboratório da cooperativa, depositadas em papel umedecido e guardadas em estufas, onde permanecem com temperatura controlada. A mesma quantidade de sementes é semeada no solo em canteiros de teste para germinarem em condições de campo. O resultado final deve ser com índice de germinação mínima de 80% para que a semente seja liberada para os produtores que obtêm insumos com a Copagril.

“A Copagril está de portas abertas para receber os estudantes e agradece pela oportunidade em contribuir com a formação daqueles que serão futuros engenheiros agrônomos em atuação no mercado de trabalho”, conclui Brunetto. 

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Abr às 17:30
A máquina estava energizada, sendo necessário que a Copel desligasse os cabos para evitar descarga
Cotidiano 25 Abr às 16:58
O evento acontece a partir das 18h00, no Pavilhão da Comunidade Evangélica
Cotidiano 25 Abr às 15:14
A comunidade está indignada e inconformada com essas atitudes
Cotidiano 25 Abr às 14:43
Além da cliente, a caixa do supermercado que realizou o atendimento, também levou o prêmio no valor de R$1000
Cotidiano 25 Abr às 13:41
A cidade está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento