Você está em: Página Inicial > Cotidiano
33ª turma do Proerd é a maior desde o início do programa em Toledo
“Proerd é o programa. Proerd é a solução. Lutando contra as drogas”
Por Assessoria | Postado em: 27/06/2018 - 15:12

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em um momento extrovertido, com grande objetivo específico e responsabilidade,  alunos da 33ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), se formaram no Teatro Municipal, nesta terça-feira (27).  Ao todo, 962 estudantes dos 5ª anos do Ensino Fundamental receberam certificados de conclusão do curso. Essa é a maior formatura desde 2002, ano em que o programa foi implantando no município. Aproximadamente 24 mil crianças já passaram pelo Proerd, em Toledo. No Estado do Paraná já ultrapassou o número de 1,5 milhão.

A formação dos alunos é ministrada em sala de aula, durante o semestre, com gerenciamento de um policial especializado para dar o estudo. Além disso, uma cartilha é utilizada como instrumento educacional, visando sempre o combate ao uso de drogas, e outras atitudes ilícitas.  

Na ocasião, os alunos foram recepcionados pela banda do Proerd do município de Ponta Grossa. Um dos destaques foi a leitura de redações selecionadas entre os alunos com o tema direcionado ao combate às drogas. Simbolicamente subiram ao palco e recitaram os textos. Com o objetivo de mostrar a importância do programa dentro das escolas.

Um dos alunos que vibrou durante todo o evento foi o Leonardo Triper, de 12 anos, da Escola Municipal Dez de Maio, do distrito de Dez de Maio. “Eu gostei muito de participar das aulas que tivemos com o policial durante  esses meses. É algo que vai mudar minha vida para sempre. Vai fazer falta termos essa atividade em sala de aula”, comentou Leonardo.

Para a diretora do Departamento de Ensino e uma das responsáveis pela comissão de organização do Proerd, Eliana de Fátima Buzin, o Proerd faz parte de um momento de aprendizado de suma importância para as crianças. “Esse momento trabalha diretamente para aqueles que estão entrando na fase de adolescência. Ou seja, é a hora de mostrar formas para que a criança tome decisões certas em sua vida. É agora que plantamos uma sementinha em cada uma para que no futuro as suas escolhas sejam boas para si”, destacou Eliana.

A secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, comentou que há um debate interno, além do Proerd, e que o principal tema é o combate ao álcool. “O Proerd é uma possibilidade que as crianças têm em ficar longe das drogas. Principalmente o álcool, que é uma das primeiras e mais fáceis de terem contato. Além disso, é mostrar que desde pequeno os estudantes tem o poder de decisão. De dizer não às drogas. E sempre que possível, levamos esse assunto pra dentro da sala de aula e em reuniões com pais e mestres”, informou.

O prefeito Lucio de Marchi parabenizou aos organizadores do programa e destacou a importância do Proerd. “Vale lembrar que esse apoio do Governo do Estado para os municípios é muito satisfatório. Além de prevenir a saúde, exalta o lado positivo de cada cidadão. Em Toledo visamos sempre reforçar essas atividades”, contou Lucio.

Além do prefeito, o vice Tita Furlan, o Tenente Coronel da Polícia Militar (PM), Ronaldo de Abreu, e outras autoridades também estiveram presentes. Os policiais instrutores do Proerd em Toledo são os PM’s Marcante, Marques, Evandro e Bresolin.


Últimas Notícias
Cotidiano 23 Fev às 17:15
As obras devem estar prontas no dia 21 de junho e o Hospital Regional funcionando dia 1 de agosto
Cotidiano 23 Fev às 10:15
A Secretaria de Saúde de Maripá alerta para falsos Agentes de Endemias que estão agindo na cidade e podem ter feito pelo menos duas vítimas.
Cotidiano 23 Fev às 08:00
Funerária Bom Jesus
Cotidiano 22 Fev às 17:32
A entrega ocorreu na quinta-feira (21) no Paço Municipal com a presença do ex-deputado federal, Dilceu Sperafico.
Cotidiano 22 Fev às 10:21
Venezuelanos usam caminhos alternativos, as chamadas trincheiras, para atravessar a pé
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento