Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Secretaria de Saúde alerta para casos de conjuntivite em Maripá
Orientação é de que deve-se procurar a unidade mais próxima caso seja percebido algum sintoma.
Por Assessoria | Postado em: 09/04/2018 - 10:40

Publicidade
Publicidade

Com casos registrados de conjuntivite em Maripá, a Secretaria de Saúde alerta a população para que fiquem atentos aos sintomas. A conjuntivite é uma doença contagiosa, que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva. A conjuntiva é a membrana que recobre a esclera (parte branca do olho) e a face interna da pálpebra. Essa estrutura ajuda na lubrificação e na proteção dos olhos.

Os sintomas mais comuns são: irritação no olho, olhos vermelhos e lacrimejantes, inchaço na pálpebra, sensação de areio ou cisco nos olhos, intolerância à luz, aumento da secreção ocular e coceira ou ardência no olho. A Secretaria de Saúde orienta que caso seja percebido algum sintoma, o indivíduo deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para que ocorra o encaminhamento à consulta médica e possa receber o devido tratamento.

Por ser altamente contagiosa, é difícil prevenir-se da conjuntivite, mas alguns cuidados podem evitar a contaminação: não compartilhar objetos de uso pessoal como toalhas, óculos, maquiagem e travesseiros; evitar coçar os olhos; lavar as mãos com frequência (com água ou álcool gel 70%); evitar banhos de mar e piscina; e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento