Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Walewska, campeã olímpica, morre aos 43 anos
Jogadora caiu do 17º andar de um prédio
Por Globo Esporte | Postado em: 22/09/2023 - 11:15

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morreu na noite de quinta-feira (21) a ex-jogadora Walewska Moreira de Oliveira, aos 43 anos, em São Paulo. A ex-central, campeã olímpica com a seleção de vôlei nos Jogos de Pequim, em 2008, que estava aposentada desde o fim da temporada 2021/2022, caiu do 17º andar de um prédio em São Paulo no fim da tarde de ontem. As circunstâncias do ocorrido estão sendo investigadas pela polícia.

Walewska faz parte do seleto grupo de campeões olímpicos brasileiros. Em Pequim-2008, a central fez parte da conquista do primeiro ouro olímpico do vôlei feminino. Em Olimpíadas, ainda foi bronze em Sidney-2000 e ficou com o quarto lugar em Atenas-2004. Defendeu diversos clubes ao longo da carreira, como Minas, Osasco e Praia Clube, por onde se aposentou.

O Sul-Americano de vôlei 2022 marcou a despedida oficial das quadras. O último jogo da central foi diante do Regatas Lima, do Peru, pela fase de grupos. Na semifinal contra o Sesi-Bauru e na final contra o rival o Minas, Wal ficou como opção no banco de reservas, mas não foi utilizada durantes as partidas. Após a aposentadoria, o clube de Uberlândia deixou de usar a camisa 1, que a central vestia.

Walewska lançou sua biografia neste ano. Em "Outras redes", ela contou toda sua trajetória até as quadras. Aos 12 anos, saiu de casa e pegou o ônibus para o primeiro teste de vôlei no Minas. Ali, dava seus primeiros passos rumo a uma carreira de conquistas.

Conhecida por manter sempre um perfil elegante dentro e fora da quadra, Walewska influenciou uma geração de jogadoras no país. Na seleção, fez parte de diversas conquistas e marcou época. Walewska foi convocada para a seleção brasileira pela primeira vez por Bernardinho, em 1997. Com ele, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999, e o bronze na Olimpíada de Sidney, em 2000. Depois, sob o comando de Zé Roberto, seguiu colecionando títulos.

No Praia Clube, Walewska se reafirmou como uma das maiores centrais da história do vôlei brasileiro. Na temporada 2017/2018, foi o pilar da primeira conquista do clube na Superliga. Depois, passou um ano no Osasco, mas retornou à cidade mineira para seus últimos anos como profissional.

Nesta semana, Walewska participou de uma série de eventos em São Paulo. Ela foi ao centro de treinamento do Palmeiras e se encontrou com o técnico Abel Ferreira. Na visita, os dois trocaram livros e elogios.

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Nov às 15:57
Silverio, que era sócio proprietário da empresa Agrosil em Nova Santa Rosa, faleceu ontem (24), aos 72 anos de idade
Cotidiano 25 Nov às 14:24
A Festa das Orquídeas atraiu visitantes de diversos estados, reforçando o potencial turístico da cidade
Cotidiano 25 Nov às 14:05
O PAM é uma iniciativa coordenada pelos Corpos de Bombeiros estaduais
Cotidiano 25 Nov às 10:02
No dia será comemorado os 40 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Lucas Sebastião Schwarz.
Cotidiano 25 Nov às 06:31
Funerária Santa Rosa
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento