Palestra sob o título “O Fenômeno da Violência e Suas Diversas Facetas” foi proferida na quarta-feira (14), como abordagem integrante do curso de formação de praças da Polícia Militar, que ocorre na sede do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), em Marechal Cândido Rondon.
Estiveram à frente das apresentações o promotor de justiça da comarca, Dr. Caio Di Rienzo; a presidente e a vice-presidente do COMMUR (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Rondonense), Cleunice Novais e Neusa Kussaba.
O Dr. Caio enalteceu a relevância do trabalho desempenhado pela PM (Polícia Militar), além de ter esclarecido inúmeras questões relacionadas à inviolabilidade de domicílio, nuances no âmbito da persecução penal, violência contra mulheres e crianças, entre outros assuntos.
A presidente do COMMUR, Cleunice, elencou atividades relativas à agenda do conselho, bem como frisou a importância da PM como órgão de suporte nas ações da entidade, que atende em sede própria.
A vice-presidente do COMMUR, Neusa, abordou temas ligados ao direito das mulheres, ordenamento jurídico do órgão, assim como todo o apoio disponibilizado e mobilizado pela entidade, a fim de atender às mulheres vítimas de violência.
Sintonia
Órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o COMMUR desempenha trabalho em sintonia com a PM, com o intuito de evitar a reincidência de ocorrências. Assim, propõe escuta humanizada e o direcionamento das vítimas de violência doméstica aos órgãos que compõem a rede de apoio para o seguimento das ações.