Uma empresa de laticínio em Laranjeiras do Sul teve vazamento de amônia e, segundo afirmado em nota, a situação não resultou em feridos. O caso aconteceu no fim da tarde de domingo (13), durante manutenção programada na tubulação de amônia.
Colaboradores da empresa estavam no local quando o incidente ocorreu. "Por precaução e em conformidade com os protocolos de segurança, a área próxima à empresa foi evacuada temporariamente", diz empresa em nota.
De acordo com a empresa Lactopar, "imediatamente, todas as medidas de segurança foram acionadas para proteger nossos colaboradores e a comunidade ao redor".
Por se tratar de gás tóxico e corrosivo, imediatamente foi realizada a orientação da população próxima pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Foi feito o isolamento e evacuação de 150 metros de raio, além de diligências em um raio de 2 Km. As equipes solicitaram para aproximadamente 60 pessoas saírem de 20 casas.
Não houve registro de feridos, e o incidente foi controlado com sucesso pelas nossas equipes especializadas. Durante a manutenção, ocorreu um pequeno vazamento que foi imediatamente controlado e minimizado com o uso de jato de água nebulizada, afirma a Lactopar.
A empresa também acionou a Defesa Civil municipal para prestar assistência social e organizar abrigos, caso necessário. A Secretaria de Saúde também foi notificada para eventuais atendimentos de emergência, e as autoridades ambientais, incluindo o Instituto Água e Terra e Polícia Ambiental.
Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas um adolescente do CENSE Laranjeiras do Sul apresentou sintomas leves decorrentes do vazamento. Cerca de 25 pessoas foram até o abrigo reservado pela Prefeitura Municipal, pedindo apoio, e apresentavam olhos vermelhos, tosse, e irritação na garganta.
A ocorrência de vazamento de amônia foi encerrada pelos Bombeiros por voltas das 3h da madrugada desta segunda-feira (14). O local está seguro e liberado para o fluxo de veículos/pedestres, e também da população que deixou suas casas.