A despedida da Primavera deve ser um indicativo de como será a estação que se inicia hoje (21). Muito calor! A estação mais quente do ano inicia às 18h48 e se estende até às 18h25 do dia 23 de março de 2023.
Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), seguimos sobre a influência do fenômeno climático “La Niña”, que é a redução das temperaturas das águas do pacífico e que gera uma série de mudanças significativas nos padrões de temperatura e precipitações em todas as regiões.
O fenômeno deve perder força logo no início de 2023, mas seus reflexos poderão ser sentidos na estação que inicia hoje com alguns períodos que poderão ser mais secos ou mais úmidos, apresentando temperaturas mais ou menos elevadas do que o habitual.
Em geral o SIMEPAR prevê que a estação deve apresentar temperaturas elevadas com máximas acima dos 30ºC em especial nas regiões Oeste e Norte do Paraná, com períodos de dias consecutivos de calor intenso que podem gerar desconforto térmico.
As chuvas devem se aproximar da média climatológica, com distribuição irregular no tempo e no espaço, a exemplo dos eventos dos últimos meses, com tempestades intensas e rápidas.
O verão é a estação que apresenta o maior volume de chuva acumulada, e as condições climáticas favorecerão pancadas de chuvas localizadas, de curta duração e com muito volume acumulado, podendo ser acompanhada de raios, trovoadas, granizo e ventanias.
Alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil Estadual possui um sistema de alerta de inundações e alagamentos para a população e quem tiver interesse em receber as mensagens deve se cadastrar por SMS ou pelos aplicativos Telegram e WhatsApp.