Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) prorrogou o retorno das aulas do dia 30 de março para o dia 2 de maio. A informação é do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e foi anunciada neste domingo (22).
Segundo o reitor, a decisão vale para todos os campi da UFPR: Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Palotina, Toledo e Jandaia do Sul. A medida atinge cerca de 38,8 mil alunos de graduação e de pós-graduação.
A primeira decisão de suspender aulas foi tomada no último domingo (15), junto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que ainda não se manifestou sobre uma possível prorrogação.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais da UFPR, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca diz que o isolamento social é mais necessário do que nunca. “Nós não queremos tomar nenhuma decisão apressada”, diz.
No dia 19, a UFPR publicou uma portaria determinando a adoção obrigatória do regime de trabalho remoto para todos os servidores técnico-administrativos, professores, estagiários e terceirizados em todas as unidades da UFPR.
O acesso às dependências da UFPR está restrito aos servidores técnico-administrativos e docentes devidamente autorizados pelos diretores de Setor, pró-reitores ou chefias equivalentes, única e exclusivamente para a realização de atividades essenciais e urgentes.