Os policiais do BPFRON foram recebidos de maneira calorosa pelos alunos, professores, diretor e demais funcionários da escola. A hospitalidade e o respeito demonstrados por todos chamaram a atenção dos policiais militares, que se sentiram enaltecidos.
Durante as apresentações, que contaram com palestras sobre a superação da violência e apresentação de atuação de cães de faro de entorpecentes e armas de fogo, foi fortalecido o vínculo entre a comunidade escolar e os agentes da área de segurança pública. O ambiente escolar refletia o compromisso e o cuidado dos professores, diretores e funcionários em proporcionar um espaço adequado para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
Os estudantes de diversas séries do ensino fundamental e médio se mostraram interessados e participativos, fazendo perguntas relevantes e demonstrando interesse em compreender e contribuir para a prevenção da violência em sua comunidade.
A interação entre os alunos, professores e os agentes da área de segurança pública é de extrema importância para fortalecer os laços entre a comunidade e as forças policiais, inserindo o contato com as autoridades públicas na rotina escolar. Essa proximidade proporciona um ambiente de confiança e colaboração, permitindo que as preocupações e os desafios locais sejam abordados de forma mais efetiva. Além disso, os alunos podem servir como multiplicadores, repassando as lições aprendidas para familiares, vizinhos e amigos, em prol de uma sociedade mais colaborativa e segura.
Foram contemplados com as palestras o Colégio Estadual Cívico Militar Frentino Sackser, Colégio Estadual Cívico Militar Marechal Rondon e o Colégio Estadual do Campo Margarida.