Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Toledo conquista Selo Ouro do Ministério da Educação
A certificação é atribuída a estados e municípios que demonstram a implementação de práticas e políticas educacionais eficazes, com foco na garantia da alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Por | Postado em: 12/02/2026 - 14:28

Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade

O município de Toledo foi reconhecido com o Selo Ouro na Alfabetização, premiação concedida pelo Ministério da Educação (MEC) dentro do programa Ministério da Educação, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A certificação é atribuída a estados e municípios que demonstram a implementação de práticas e políticas educacionais eficazes, com foco na garantia da alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

A secretária de Educação, Janice Salvador, destacou que o reconhecimento é resultado de um trabalho consistente e planejado.

“Essa premiação é concedida aos municípios que demonstraram a implementação de práticas e políticas educacionais eficazes no processo de alfabetização. Toledo se orgulha muito de ser Selo Ouro e se orgulha mais ainda de ter evoluído de 100 para 129 pontos, numa pontuação máxima de 150”, ressaltou.

Segundo a secretária, o avanço na pontuação comprova que as ações adotadas pelo município estão no caminho certo.

“Isso significa que as ações de formação de professores e todas as iniciativas voltadas à alfabetização em nosso município estão sendo exitosas. Elas estão produzindo os efeitos esperados, que são garantir às nossas crianças as condições adequadas de alfabetização até o final do segundo ano”, afirmou.

Janice também reforçou que o compromisso da rede municipal é ainda mais amplo.

“O nosso objetivo é que 100,00% das nossas crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano, para que, a partir do terceiro ano, possam conquistar melhores condições de fluência e ampliar cada vez mais a aprendizagem.”

O prefeito Mario Costenaro destacou que o reconhecimento nacional confirma que investir em educação é investir no futuro da cidade.

“Educação é transformação. Quando garantimos que nossas crianças aprendam a ler e escrever no tempo certo, estamos construindo as bases de uma sociedade mais justa, mais preparada e com mais oportunidades. Esse Selo Ouro mostra que Toledo está no caminho certo e que a educação segue sendo prioridade absoluta da nossa gestão.”

Para o prefeito, os resultados refletem o esforço coletivo de professores, equipes pedagógicas, gestores e famílias.

“Uma sociedade melhor começa na sala de aula. E cada criança alfabetizada representa uma porta aberta para o conhecimento, para o desenvolvimento pessoal e para o crescimento do nosso município.”

Com o Selo Ouro, Toledo reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e com a formação de uma geração mais preparada para os desafios do futuro.

Últimas Notícias
Cotidiano 22 Jun às 18:00
A nova estrutura representa um dos maiores projetos da história da instituição filantrópica e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento hospitalar para toda a região Oeste do Paraná,
Cotidiano 22 Jun às 17:30
Neste ano, a programação contará também com o 3º Costelão Bike Tour
Cotidiano 22 Jun às 17:07
Reconhecida como referência em saúde no Paraná, Mercedes busca ouvir a população e construir novas estratégias para manter e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade.
Cotidiano 22 Jun às 16:36
Em um primeiro momento, a pessoa que passava pelo local pensou que o homem apenas estava escorado no portão
Cotidiano 22 Jun às 15:13
A Defesa Civil precisou retornar ao estabelecimento para realizar o trabalho de rescaldo, já que ainda havia focos de incêndio no interior da estrutura.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento