Você está em: Página Inicial > Policial
Tenente-Coronel Sanson da Polícia Militar do Paraná é nomeado Coordenador Geral de Fronteiras do Ministério da Justiça
Natural de Curitiba, o Tenente Coronel Saulo de Tarso Sanson Silva passa a assumir a direção da CGFRON e liderar os trabalhos de combate aos crimes transnacionais em todo o país.
Por Assessoria | Postado em: 23/04/2021 - 08:04

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Coodernação Geral de Fronteiras (CGFRON) da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública está agora sob a direção de um paranaense.

Natural de Curitiba, o Tenente Coronel Saulo de Tarso Sanson Silva passa a assumir a direção da CGFRON e liderar os trabalhos de combate aos crimes transnacionais em todo o país.

Tenente-Coronel Sanson comandou o Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná de setembro de 2018 a dezembro de 2019, quando foi convidado a integrar a Coordenação Geral de Fronteiras em Brasília-DF, no Ministério da Justiça. De lá pra cá, seu trabalho enfático e sua atuação assídua frente as missões da CGFRON no país o levou a sua nomeação ao cargo de Coordenador Geral em março deste ano.

A Coordenação-Geral de Fronteiras (CGFRON), foi criada com o advento do Decreto nº 9.662, de 2019, e desenvolveu o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas - V.I.G.I.A. (Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia), em total consonância com o disposto no Decreto nº 8.903 de 16 de novembro de 2016, que instituiu o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), principalmente com o previsto no artigo 4º, inciso IV: "implementação de projetos estruturantes para o fortalecimento da presença estatal na região de fronteira".

O Programa V.I.G.I.A. tem como proposta principal fortalecer a prevenção, a vigilância, a fiscalização e o controle nas regiões de fronteira, divisas e áreas de interesse operacional, por meio da atuação integrada de órgãos de segurança pública, de controle aduaneiro, defesa, fiscalização e outras instituições cuja atuação se fizer necessária, nas três esferas de governo, fazendo uso de metodologias de gestão e governança com vistas a reprimir os crimes transnacionais, por meio de uma tríade de elementos constitutivos: operações integradas, fazendo uso de coleta, tratamento e análise de dados para a produção e difusão de conhecimento, além de operações exploratórias e sistemáticas; capacitações, visando o treinamento, nivelamento de conhecimento e o intercâmbio dos profissionais envolvidos diretamente nas ações; e, aquisições de equipamentos e sistemas, que propiciem atuação coordenada, autônoma e governança e harmonização de procedimentos.

Trata-se de uma organização multifuncional em células, onde o conjunto das unidades prima pela fusão entre produção de conhecimento e operações, designadas por meio da implementação do ciclo aplicado às Operações Especiais F3EAD (encontrar, fixar, finalizar, explorar, analisar e difundir), estimulando a adoção de uma cultura organizacional adaptada a ambientes classificados como voláteis, incertos, complexos e ambíguos (V.I.C.A.), onde as competências centrais são a adaptabilidade e a capacidade de trabalho integrado em redes (networking), com o fortalecimento de uma doutrina específica objetivando integração, padronização e estímulo a criação de uma consciência compartilhada para a atuação em fronteiras, divisas e áreas de interesse operacional da SEOPI, com capacidade de influência e ampliação das boas práticas identificadas e desenvolvidas no programa, assim como das lições aprendidas (adaptabilidade).

Últimas Notícias
Policial 24 Nov às 07:15
Um dos carros estava realizando manobras perigosas na cidade.
Policial 23 Nov às 15:35
O local era usado por moradores de rua
Policial 23 Nov às 14:27
A mãe faz um apelo para que qualquer informação seja comunicada às autoridades ou pelos telefones 153 da Guarda Municipal, 197 da Polícia Civil, 190 da Polícia Militar, ou ainda pelo WhatsApp da PM pelo (45) 99943-1234.
Policial 23 Nov às 13:45
Testemunhas relataram ao Blog do Berimbau que a arma utilizada no crime tinha uma lâmina de cerca de 32 centímetros e, com o cabo, totalizava aproximadamente 40 centímetros.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento