Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Temporal com chuva de granizo provoca estragos em Castro
Escolas, unidades de saúde e rodovias foram afetadas; mais de 60 ocorrências já foram registradas
Por | Postado em: 26/08/2025 - 14:09

Mais Imagens
Publicidade Publicidade Publicidade

A cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, foi fortemente atingida por um temporal com chuva de granizo nesta terça-feira (26). O fenômeno começou por volta das 9h e provocou estragos em residências, comércios, prédios públicos e na infraestrutura da cidade.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, já são mais de 60 ocorrências registradas. Entre os principais danos estão telhados destruídos, veículos atingidos pelo granizo, quedas de árvores e desabamentos parciais. No bairro Jardim Colonial, parte do teto de uma loja de materiais de construção cedeu devido ao peso das pedras de gelo, mas não houve registro de feridos.

A Prefeitura de Castro suspendeu as aulas nesta terça e também na quarta-feira (27) em três escolas municipais: Escola Municipal Dr. Lourival Leite de Carvalho, Escola Municipal Professora Marilda de Fonseca Fadel e Escola Municipal do Jardim Bela Vista. Duas Unidades Básicas de Saúde, a UBS Araucária e a UBS Jeovah Ribeiro, além da sala de fisioterapia e do Centro de Atividades Físicas, também foram interditados.

Segundo a Copel, aproximadamente 812 residências ficaram sem energia elétrica, especialmente em áreas rurais e bairros como Passo dos Bois, Tronco, Bela Vista, Vila Rio Branco, Jardim Alvorada, Araucárias e Perpétuo Socorro. As equipes trabalham para restabelecer o fornecimento.

Na rodovia PR-151, entre os quilômetros 291 e 297, o granizo cobriu completamente o asfalto, formando uma camada de gelo. Apesar do risco, o tráfego não precisou ser interrompido, mas a concessionária responsável orientou motoristas a reduzir a velocidade e manter os faróis e o pisca-alerta ligados.

O teto da Paróquia Perpétuo Socorro também sofreu danos, e equipes da Defesa Civil foram acionadas para garantir a segurança do local.

Equipes das secretarias de Governo, Obras, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Segurança Pública estão mobilizadas para auxiliar os moradores. Emergências devem ser comunicadas pelo telefone 193, e solicitações de abrigo, telhas e madeira podem ser feitas pelo 153 da Guarda Municipal.

O Simepar informou que o temporal foi causado pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis, sistema de baixa pressão em altitude que, aliado ao ar frio em superfície, favoreceu a formação de nuvens de tempestade e a queda intensa de granizo.

Até o momento, não há registros de vítimas, mas os trabalhos de recuperação devem se estender pelos próximos dias.

Últimas Notícias
Cotidiano 27 Jan às 06:37
Acidente aconteceu no início da noite de segunda-feira (26) e mobilizou equipes do SAMU
Cotidiano 26 Jan às 18:00
Na primeira data, o atendimento será direcionado aos moradores dos bairros Botafogo, Augusto I e II, Higienópolis, Barcelona, Primavera, Líder, Alvorada e regiões próximas
Cotidiano 26 Jan às 17:37
Como parte da programação, no dia 28 será realizado, no Centro Luterano de Eventos, um encontro com todos os profissionais da educação da rede municipal
Cotidiano 26 Jan às 14:14
Os trabalhos terão início às 8h e podem ocasionar interrupções temporárias no fornecimento de água em diversos pontos da cidade.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento