Fortes chuvas registradas na fronteira do Brasil com o Paraguai causaram estragos na manhã desta terça-feira (12). Forte enxurrada arrastou motos e carros pelo centro das cidades e alagou estabelecimentos comerciais.
Segundo meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), em Foz do Iguaçu a chuva começou por volta das 13h. Em 15 min foram 18,6 mm de acumulados e em duas horas choveu aproximadamente 29,6 mm.
Ainda, segundo a Defesa Civil do município, em algumas regiões da cidade choveu cerca de 60 milímetros em apenas 30 minutos.
Imagens mostram a água na Avenida JK em Foz do Iguaçu.
Mais chuva
No Paraguai, os acumulados também causaram alagamentos e prejuízos.
Ao meio-dia de terça-feira (12) a Direcção de Meteorologia e Hidrologia divulgou um novo boletim de alerta meteorológico anunciando grandes probabilidades de que no decorrer da tarde se registem novas precipitações com descargas eléctricas e rajadas de vento "moderadas a fortes" em vários pontos do país.
"Tempestades se desenvolvem na área de cobertura e não está descartado que algumas gerem fenômenos climáticos severos nas primeiras horas da tarde de hoje", indica a previsão.
Esses fenômenos afetariam os departamentos central, sul e leste da Região Leste e as áreas sul e oeste do Ocidente. Especificamente, o alerta é direcionado aos departamentos de Alto Paraná, Boquerón, Caaguazú, Canindeyú, Cordillera, Guairá, Itapúa, Paraguarí e Presidente Hayes .