A Sicredi Progresso PR/SP promoveu na sexta-feira (04), o Fórum de Educação do Programa União Faz A Vida (PUFV). De forma on-line, reuniu cerca de 350 professores envolvidos no programa de educação cooperativa. O objetivo do evento foi conversar sobre diversos temas com os educadores nesse momento de início do ano letivo.
A abertura das atividades foi conduzida pela Assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo, Miram Sell, pelo Presidente da Cooperativa, Cirio Kunzler e pelo Diretor Executivo, Inácio Cattani. A programação também contou as boas-vindas dos colaboradores da área de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Andre Assis e Alyne Lemes. O Presidente da Central, Manfred Dasenbrock, também teve sua mensagem, desejando um ótimo início de ano letivo a todos.
A primeira palestra do Fórum foi realizada por Ana Rosimeri, a profissional possui várias formações e capacitações em educação especial com ênfase em deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtorno do espectro autista e tecnologia assistiva. Em sua abordagem, trouxe exemplos práticos de como incluir os alunos com necessidades especiais no dia a dia escolar.
Quem também conversou com os educadores, foi a Gerente da Fundação Sicredi, Cristiane Nogueira do Amaral. Ela apresentou os resultados do estudo de avaliação do Retorno Social do Programa (SROI), que mensurou o impacto que PUFV gera na sociedade. Um dado enfatizado por Cristiane, foi que a cada R$ 1,00 investido no Programa, R$ 4,00 são gerados na forma de impactos para a sociedade.
Finalizando o Fórum, a Doutora em Educação, Emilia Cipriano Sanches, abordou os desafios que os professores vivem diante da pandemia. Ressignificar, reconstruir, reencantar e revitalizar e revigorar foram as palavras-chaves trazidas pela Doutora durante a conversa. “Cada um de vocês é protagonista da mudança e a pandemia nos trouxe muitas janelas de possibilidades. Não deixamos de estar conectados com nossos alunos e precisamos ressignificar essa relação. Nós fazemos a diferença na vida de nossos alunos, de suas famílias e das comunidades”.
Uma das propostas de trabalho do PUFV em 2022 é trabalhar o assunto da educação inclusiva, conforme explica Miriam Sell. “Essa conversa com os educadores fez toda a diferença porque estamos iniciando o ano letivo e queremos construir esse aprendizado em conjunto com eles e profissionais especialistas na área”, finaliza.
PUFV na Sicredi Progresso
Em 2022 o PUFV completa 15 anos de atuação na Sicredi Progresso. Atualmente suas atividades estão inseridas em escolas de cinco municípios: Nova Santa Rosa, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e Tupãssi e Toledo. Mais de 3,3 mil crianças e adolescentes e 337 professores foram impactos pelos projetos em 2021.