Teve início na quarta-feira (7) a primeira etapa de 2026 da “Operação Tapa Buraco”, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos. A ação visa a manutenção e realização de reparos na malha asfáltica do município com execução pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). Até a sexta-feira (9), a previsão é recuperar trechos das Avenidas Maripá e Primeiro de Maio.
A operação conta com três etapas, sendo a primeira iniciada em dezembro de 2025, a segunda em janeiro de 2026, e a terceira em fevereiro. O valor total do investimento é de aproximadamente R$ 400 mil, e ainda contemplará ruas dos bairros: Panorama, São Francisco, Coopagro e na grande Pioneiro.
O secretário da pasta, Fabio Leal, explica que o trabalho de recuperação da malha asfáltica é contínuo. Segundo ele, os locais a serem recuperados são identificados junto à Ouvidoria e ao setor de Protocolo. “Essas informações chegam até a secretaria indicando pontos que estão com buracos ou com falhas no asfalto, e então encaminhamos uma ordem de serviço para a Emdur”, pontua.
Leal destaca que é feita uma preparação no asfalto antes de receber a correção da falha. “A Emdur faz primeiro a fresagem, que é remover parte do local que está com problema e então fazer a aplicação da massa quente, para que o asfalto tenha a condição adequada para o cidadão utilizar”, explica.
Ouvidoria - Os cidadãos de Toledo que identificarem buracos ou falhas na malha asfáltica podem comunicar a Secretaria de Infraestrutura, para que seja providenciado o reparo. “Um canal muito ágil é o WhatsApp da nossa Ouvidoria [45 99153-2516], onde ele pode colocar a foto e também a localização para que a gente consiga achar com mais agilidade e tomar as providências necessárias”, destaca Fabio Leal.
Os moradores também podem ligar no 156 para contactar a Ouvidoria ou utilizar o sistema online pelo link. Outro canal é o Setor de Protocolo, localizado no Paço Municipal Alcides Donin.