Sessenta e sete cidades de Santa Catarina já decretaram situação de emergência por causa dos fortes temporais, até esta segunda-feira (9). Dos 295 municípios, 136 registraram algum estrago por conta da chuva - o que representa 46% das cidades catarinenses.
De acordo com o governo estadual, duas pessoas morreram por conta dos temporais e alagamentos e um bebê ficou ferido. Diversas cidades seguem em atendimento nesta segunda, como é caso de Taió, no Vale do Itajaí, que amanheceu coberta por água.
Na cidade de pouco mais de 18 mil habitantes, que sofre a maior enchente da sua história, o Exército foi chamado para tirar pessoas ilhadas das casas.
Entre os atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar nesta segunda, está o de uma gestante de 26 anos em trabalho de parto em Rio do Campo, no Vale do Itajaí.
A mulher, com 38 semanas de gestação, apresentava hipertensão e pré-eclâmpsia. Ela foi levada de helicóptero ao hospital.
Em Rio do Sul, na mesma região, um homem foi resgatado na tarde de domingo (8) com hipotermia. O cão dele também foi retirado de uma árvore e ajudou o tutor a se aquecer.
De acordo com o governo do estado, cerca de 40 mil itens de ajuda humanitária foram entregues aos municípios. Foram abertos 121 abrigos em 52 municípios.
Rodovias estaduais
Dados da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina às 10h55 desta segunda:
SC-390 – Serra do Rio do Rastro – INTERDITADA
SC-A470A, Mirim Doce: Ponte de acesso ao município caiu no km 3,6 – INTERDITADA