Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Saúde de Mercedes emite alerta sobre casos de chikungunya na região
Com 167 casos confirmados em Cascavel, a população de Mercedes deve intensificar cuidados para evitar o mosquito Aedes aegypti
Por Assessoria | Postado em: 31/01/2025 - 14:13

Publicidade Publicidade Publicidade

A Secretaria de Saúde de Mercedes, por meio do setor de Epidemiologia, emitiu um alerta à população, nesta sexta-feira (31), sobre os casos de Cchikungunya na região oeste do Paraná, especialmente em Cascavel, onde já foram confirmados 167 casos.

Embora Mercedes ainda não registre casos da doença, o clima quente e chuvoso favorece a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da chikungunya, dengue e zika.

É crucial que a população permaneça atenta e elimine possíveis criadores, como água parada e locais úmidos. Os principais sintomas da Chikungunya incluem febre, dores no corpo, dores intensas nas articulações, edema nas articulações e manchas avermelhadas na pele.

Um aspecto a se destacar é que mais de 40% das pessoas afetadas podem sofrer com dores nas articulações por meses ou até anos.

A equipe de saúde recomenda o uso de repelentes ao sair do município e reforça a importância de cada cidadão na luta contra o mosquito. Até agora, no ciclo epidemiológico 2024/2025, Mercedes não tem casos confirmados de chikungunya. Caso apresente sintomas, é fundamental procurar uma unidade de saúde e evitar a automedicação.

Últimas Notícias
Cotidiano 12 Jan às 17:47
Os interessados devem realizar o agendamento prévio
Cotidiano 12 Jan às 17:23
O menino foi transferido à um hospital de referência em Toledo, para receber atendimento especializado devido à gravidade do ferimento
Cotidiano 12 Jan às 16:25
Pilhas Recarregáveis Gshield: economia, desempenho e sustentabilidade
Cotidiano 12 Jan às 15:28
Se nos últimos dias você MEI recebeu uma mensagem sobre reenquadramento, precisa ficar atento.
Cotidiano 12 Jan às 14:40
A rápida ação dos familiares e a agilidade da equipe do SAMU foram fundamentais para salvar a vida do paciente.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento