Uma reunião realizada na última quinta-feira (22), no Sindicato Rural de Toledo, reuniu a Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap), os Sindicatos Rurais de Toledo e de Palotina e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para discutir soluções relacionadas às quedas de energia em propriedades rurais.
Um dos objetivos do encontro, organizado pelo representante do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott, foi estabelecer parcerias para a limpeza da vegetação sob as linhas de transmissão, com a finalidade de prevenir interrupções no fornecimento de energia e danos à rede elétrica na área rural. Produtores rurais também estiveram presentes na reunião.
Desligamentos - A partir da reunião, foi definida a programação de desligamentos para as primeiras ações de limpeza no interior do município. Em Novo Sarandi, o desligamento ocorrerá nesta terça-feira (27), das 13h30 às 18h30, na chave 03570. Já no dia 5 de fevereiro, no mesmo horário, a intervenção será realizada na chave 07904. Em ambos os desligamentos, 13 propriedades serão afetadas.
Ocorrências - Outra definição foi quanto aos procedimentos para comunicação de quedas de energia. Os moradores da área rural devem registrar a ocorrência normalmente junto à Copel, por meio de protocolo. Em caso de demora no atendimento, o Sindicato Rural poderá ser acionado para intermediar o contato com a concessionária, sendo reforçado que o primeiro chamado deve ser feito à Copel.
O secretário municipal de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, afirmou que a reunião teve caráter conciliatório e buscou alinhar o entendimento entre os envolvidos para encaminhar soluções de forma conjunta. Segundo ele, “não adianta os produtores brigarem com a Copel, xingar ou maltratar os funcionários que estão a campo, porque isso não ajuda a resolver o problema. O que foi definido é que vamos nos juntar: produtores, Copel, sindicato e Secretaria da Agricultura, para somar forças e solucionar a situação. A reunião atendeu à expectativa e foi nesse sentido de que o problema está posto, e que a união facilita chegar mais rápido à solução e reduzir as faltas de energia”.
Participaram da reunião a representante do Departamento do Poder Público da Copel, Kelly de Lima, e o gerente da Base de Serviços, Hemerson Orcesi, que prestou esclarecimentos técnicos aos produtores. Também estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, a coordenadora de Proteína Animal, Karolyne Filadelfo, o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, e o representante do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott.