Começou na sexta-feira (9) a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados bons condutores. A medida beneficia quem está cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores e não cometeu infrações de trânsito nos últimos 12 meses.
Com a mudança, os condutores que atendem aos critérios não precisam realizar exames presenciais, comparecer ao Detran ou pagar taxas adicionais para renovar o documento. A atualização da CNH passa a ser feita de forma totalmente automática e digital, diretamente no sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com acesso pelo aplicativo CNH Digital.
Para ter direito ao benefício, é necessário que o motorista ative previamente o cadastro positivo, o que pode ser feito pelo aplicativo da CNH Digital ou pelo site de serviços da Senatran. Após a adesão, o condutor apto passa a receber o selo “Bom Condutor” no aplicativo. Quando a CNH vencer, a renovação ocorrerá automaticamente no sistema.
A renovação automática, no entanto, possui restrições. O benefício não se aplica a motoristas com 70 anos ou mais, nem àqueles que possuem validade reduzida da CNH por recomendação médica, como em casos de doenças progressivas. Já condutores a partir de 50 anos poderão utilizar o benefício apenas uma única vez.
Ainda nesta sexta-feira (9), o ministro dos Transportes, Renan Filho, assina em Brasília a medida que autoriza oficialmente a renovação automática da CNH e anuncia os primeiros motoristas beneficiados pelo novo sistema.
A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à modernização dos serviços de trânsito no país e busca incentivar o bom comportamento dos condutores, com menos burocracia no processo de renovação do documento.