O governador Ratinho Junior confirmou, nesta quarta-feira (16), que irá liberar o uso da máscara nos ambientes ao ar livre do Paraná. O decreto, com a regulamentação da medida, deve ser publicado nas próximas horas. Durante a manhã, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou lei que revoga a obrigatoriedade de uso no estado.
De acordo com Ratinho Junior, a decisão de liberar nos ambientes abertos já foi tomada. “Agora estamos avaliando em academias e escolas. O planejamento é o mesmo do enfrentamento da Covid, sempre com muita cautela e escutando a equipe técnica da Secretaria da Saúde, ao mesmo tempo com que a gente faz com que a população possa voltar para a vida normal”, destacou.
Entre os ambientes em que o uso da máscara seria dispensado estão parques, shows abertos e estádios de futebol.
O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, disse que o decreto será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quarta-feira (16). “Vamos regulamentar isso, de maneira equilibrada, para que todos sejam informados do que vem para frente. Se por ventura os números continuarem baixando, podemos flexibilizar também nos ambientes fechados”, disse.
Beto Preto lembrou que o estado ainda tem pessoas internadas e mortes sendo confirmadas pela pandemia, então destacou a importância de cuidados continuarem acontecendo.
Escolas
Além dos ambientes abertos, o Governo do Paraná pode liberar o uso também em alguns ambientes fechados. Ratinho citou, por exemplo, as escolas. “Eu tenho uma opinião pessoal, claro que ainda tenho que ouvir a Secretaria de Saúde, de que as crianças tem que ficar livres das máscaras, porque são as menos atendidas. É uma demanda hoje muito grande, com a questão da pressão psicológica delas”, concluiu.