Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Quinta-feira chuvosa: instabilidade predomina no Sul do Brasil e avança pelo Oeste do Paraná
Acumulados expressivos de chuva foram registrados em diversos municípios; sensação de frio persiste na região
Por | Postado em: 26/06/2025 - 09:24

Publicidade Publicidade Publicidade

A quinta-feira (26) começou com tempo instável em boa parte da Região Sul do Brasil. A imagem de satélite das 6h10 (GOES-19/Simepar) já indicava ampla cobertura de nuvens e áreas de instabilidade sobre os estados do Sul, especialmente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No oceano, uma frente fria avança pela altura do litoral sul, intensificando ainda mais as formações de nuvens carregadas.

Os reflexos desse cenário já são sentidos de forma significativa no Paraná. Até as 8h30, os acumulados de chuva em algumas cidades do estado chamam atenção. Mangueirinha lidera com 48,8 mm, seguida por Cruzeiro do Iguaçu (42,6 mm), Foz do Iguaçu (41,4 mm), Santa Helena (38,8 mm) e Capitão Leônidas Marques (38,8 mm). Também houve registros consideráveis em Capanema (33,8 mm), Francisco Beltrão (25,1 mm), Quedas do Iguaçu (25,6 mm), Cascavel (21 mm) e Toledo (21,6 mm), entre outros municípios da região Oeste e Sudoeste. Em Nova Santa Rosa foi registrado 8mm na cidade e 15mm na divisa com Toledo.

A instabilidade é reflexo da combinação entre a umidade vinda do norte da Argentina e Paraguai e o avanço do ar frio sobre o Sul do país. Com isso, a chuva deve seguir ao longo do dia em diversas regiões do Paraná, com variações entre pancadas leves e períodos de precipitação contínua. A previsão é de que o tempo se mantenha nublado, com temperaturas baixas e sensação térmica ainda mais acentuada devido à umidade e aos ventos frios.

No Oeste do Paraná, cidades como Nova Santa Rosa, Toledo e Cascavel enfrentam tempo fechado desde as primeiras horas da manhã. Em Nova Santa Rosa, a expectativa é de um dia chuvoso, com pouca variação térmica e sensação constante de frio. A presença das nuvens impede o aquecimento mais expressivo, mantendo os termômetros em patamares baixos.

A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas com risco de alagamentos, especialmente em locais com histórico de enxurradas. A tendência é que a instabilidade siga presente ao menos até a sexta-feira (27), com gradual redução das chuvas a partir do final do dia.

Últimas Notícias
Cotidiano 11 Jan às 12:30
A equipe de meteorologistas vai avaliar uma série de informações para enquadrar o fenômeno dentro da escala Fujita, que vai até o nível 5 (F5).
Cotidiano 11 Jan às 07:29
Segundo o Simepar, a classificação oficial do tornado ainda depende de vistorias técnicas em campo
Cotidiano 10 Jan às 19:05
É a escolha perfeita para reunir a família e os amigos e aproveitar um almoço diferente em um lugar especial.
Cotidiano 10 Jan às 14:00
A equipe do Portal teve a grande satisfação de receber o Sr. Armindo Fischer no Programa Entre Amigos, em uma entrevista histórica. Confira ela na íntegra!
Cotidiano 10 Jan às 13:00
O público pôde acompanhar na transmissão toda a emoção do momento final.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento