O governo municipal por meio da Secretaria de Saúde reuniu mais de 150 mulheres na noite desta quinta-feira (6), no Centro Cultural de Maripá. O motivo do encontro foi o lançamento da campanha Outubro Rosa, mês que chama a atenção para a prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero.
Uma palestra ministrada pela médica, Dra. Priscilla Albrecht, abordou o tema “Cuidando de mim...” e reforçou a importância do autocuidado para manter a integridade da saúde física e mental da mulher.
Durante o evento, a vice-prefeita Janaína Müller Geraldi reforçou a importância do engajamento na campanha. “Ficamos muito felizes em ver este espaço cheio de mulheres, as quais se envolvem com a campanha e entendem a necessidade desse cuidado que devemos ter conosco. Precisamos nos ‘regar’ de autocuidado, assim como fazemos quando cultivamos uma flor. O cuidado deve ser frequente e constante. E esta é a mensagem que deixo a cada uma”, pontua a vice-prefeita.
A programação da noite contou ainda com o agendamento de coletas de preventivo, sorteio de brindes, coffee break e venda de camisetas da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, uma parceria com o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIPA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina. O recurso arrecadado será doado ao Hospital Uopeccan.
GINECOLOGIA – A palestrante da noite, doutora Priscilla é médica ginecologista e atende no Centro de Saúde de Maripá, conforme explica a secretária de Saúde, Marguid Maas Lerner. “Este foi um avanço importante em relação à saúde da mulher para termos um atendimento contínuo. A doutora Priscilla está com a gente há pouco mais de quatro meses e tem feito toda a diferença no serviço prestado em nosso município”, destaca a secretária de Saúde, Marguid Maas Lerner.
O atendimento em ginecologia ocorre todas as segundas e quintas-feiras, no Centro de Saúde de Maripá. Quem mora nos distritos de Candeia e Pérola Independente pode fazer o agendamento na sua UBS e, no dia da consulta, é disponibilizado transporte até a sede do município.
PREVENÇÃO – Além de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, a campanha Outubro Rosa também busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Para o diagnóstico das doenças, o autoexame é uma das possibilidades para que a mulher detecte qualquer alteração na mama. Deve-se observar se há coloração ou manchas diferentes, tamanhos anormais, aspecto diferente na pele que lembra casca de laranja ou se está avermelhado, por exemplo.
O SUS também disponibiliza gratuitamente o exame preventivo e a mamografia. De acordo com a enfermeira chefe da atenção básica, Lissa Pegoraro, o preventivo é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos e a mamografia, para mulheres acima de 50 anos. “Teremos atendimento na sede e nos distritos, tanto durante o dia, quanto à noite. O agendamento deve ser feito na unidade básica de saúde mais próxima ou com o agente comunitário de saúde da região”, explica.