Nesta quinta-feira, dia 17, foi finalizada a capacitação dos grupos de estudos com o tema “Inserção de ferramentas digitais na prática pedagógica”, idealizada pela Secretaria de Educação de Marechal Rondon e que capacitou de forma virtual aproximadamente 200 profissionais da educação, que estiveram divididos em 14 grupos.
O objetivo da capacitação foi realizar o estudo de ferramentas digitais para o uso pedagógico entre professores da rede municipal de ensino.
A capacitação iniciou em agosto, com a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, que a partir do mês de setembro, passou a capacitar os professores que se inscrevera. Ao todo, cada grupo teve 13 encontros, que aconteciam semanalmente através do Google Meet. Os cursistas tiveram atividades de implementação referentes aos recursos estudados.
O curso foi coordenado pela professora Andreia Jaqueline Bach e teve como professores formadores da Secretaria de Educação, Sandra Adriana Pedron Wissmann, Keli Cristina Theobald, Leide Raquel Meinerz, Ana Maria Chiapetti, Emanuellen Silvestro, Nair Neubecker, Sônia Cristina dos Passos, Andreia Jaqueline Bach e Fernando Volpato, da assessoria pedagógica, e Mara Mallmann e Eliane Grisa, psicopedagogas.
CONTEÚDO PRAGMÁTICO
- Roteiro 1: Google Classroom, Google Meet e Google Agenda.
- Roteiro 2: Google Forms
- Roteiro 3: Google Docs. Google Apresentações
- Roteiro 4 – Plataformas Mec/Red
AVALIAÇÕES POSITIVAS
“As professoras tutoras da secretaria nos atenderam, ensinando com muita dedicação, paciência e carinho, nos estimulando e encorajando. Foi assim que acabamos nos entusiasmando e entendendo a importância. Sou uma imigrante digital. Nasci muito antes de 1980, e meus alunos são nativos digitais. Só agora estou tentando me engajar e esse curso, que para mim chegou em boa hora, pois é preciso melhorar a vida pessoal e profissional. Nossas escolas estão com os meios e as tecnologias necessárias para atender da melhor forma o nosso aluno de hoje”, salienta a professora Marlene Debo Eckstein.
Segundo a professora Jaqueline Schlindvein, a capacitação foi uma excelente oportunidade para os professores se reinventarem diante do contexto das aulas não presenciais. “Os professores responsáveis pela formação apresentaram-se muito competentes e pacientes, o que oportunizou um ambiente virtual agradável de trocas de experiências e aprendizado durante os encontros dos grupos de estudos. Por mais que eu já conhecesse algumas das ferramentas apresentadas e buscasse colocá-las em prática, pude aprofundar e aprender mais sobre elas, o que oportunizou o uso da tecnologia a favor de uma aprendizagem ativa e dinâmica”, relata.
“No início achei que nunca aprenderia a lidar com essas novas ferramentas digitais. Porém, no decorrer do curso, percebi que sou capaz de realizar as atividades propostas e a cada nova meet, novos desafios. Com muita paciência e persistência, somos capazes de fazer muito mais do que achamos ser possível. O curso me abriu novas possibilidades de aprendizagem. Aprendi muito com minhas colegas de curso e do CMEI, contando também com meus filhos que são nativos digitais. Só tenho a agradecer por essa oportunidade. Durante este ano, deixamos de fazer muitas coisas relacionadas à sala de aula com crianças de forma presencial. Contudo, conseguimos nos aperfeiçoar para melhor atender aos nossos alunos”, conta a professora Jane Wink do Rosário.