Na tarde da última sexta-feira, 28, por volta das 16h40, uma equipe policial da Patrulha Rural foi acionada até a Linha Floriano, no interior de Toledo, após um morador ouvir cerca de 10 a 15 disparos de arma de fogo provenientes de uma mata próxima. Os policiais iniciaram diligências e, com a ajuda do morador, localizaram a origem dos disparos. Ao se aproximarem de uma propriedade, ouviram mais quatro disparos e decidiram avançar a pé em direção à mata.
No local, foram encontradas quatro pessoas, entre elas o vereador Edmilson Dias Barbosa, mais conhecido como Dudu Barbosa (MDB), que também é presidente da Câmara de Vereadores de Toledo. Dudu estava de posse de uma arma de fogo que entregou espontaneamente ao perceber a presença dos policiais. Ele explicou que havia adquirido 50 munições naquele dia e decidido utilizar 30 delas para treino.
A arma, uma pistola Taurus calibre 09 mm, modelo G3C, foi apreendida junto com dois carregadores vazios. Barbosa foi levado à sede do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo (19º BPM), para a confecção do Boletim de Ocorrência (B.O) e, em seguida, encaminhado à 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP), para a adoção das providências legais cabíveis ao caso.
Além do vereador, estavam presentes mais três pessoas, que foram liberadas.
O vereador Dudu Barbosa prestou esclarecimentos sobre o caso à Polícia Civil de Toledo e foi liberado ainda na noite de sexta-feira.
A Assessoria do Parlamentar emitiu uma nota à imprensa dando a sua versão dos fatos. O presidente da Câmara disse entender e apoiar todos os procedimentos adotados pelas autoridades policiais, mas mencionou que a arma de fogo está devidamente registrada e que não cometeu qualquer tipo de irregularidade.
O caso segue em investigação pela Polícia Civil de Toledo.
Confira abaixo a nota à imprensa encaminhada pela Assessoria do vereador Dudu Barbosa
Nota de Imprensa
A assessoria do vereador Dudu Barbosa emitiu a seguinte nota:
Nota de Imprensa
A assessoria do Presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa, vem a público esclarecer os fatos ocorridos recentemente e que têm sido alvo de especulações infundadas.
Na data de ontem, o vereador Dudu Barbosa, enquanto praticava tiro em uma área próxima à Linha Floriano, foi abordado pela Polícia Militar em uma patrulha de rotina. Durante a abordagem, a Polícia verificou que tanto a arma quanto a munição estavam devidamente registradas, conforme exigido pela legislação vigente.
O vereador Dudu Barbosa foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil para esclarecimentos, seguindo o procedimento padrão adotado pelas autoridades em situações como esta. Reiteramos que em nenhum momento houve qualquer irregularidade por parte do vereador, que sempre agiu dentro da legalidade e em respeito às normas de segurança.
Dudu Barbosa entende e apoia os procedimentos da Polícia Militar, que visam garantir a segurança de todos os cidadãos. Reforçamos que o vereador está totalmente disponível para cooperar com as autoridades e esclarecer qualquer dúvida que venha a surgir.
Infelizmente, observamos que alguns veículos de comunicação e indivíduos nas redes sociais têm disseminado informações falsas e distorcidas sobre o ocorrido. Alertamos que a divulgação de fake news é crime, conforme previsto na legislação brasileira, e os responsáveis por propagar tais informações serão responsabilizados judicialmente.
A assessoria do vereador Dudu Barbosa está à disposição para fornecer maiores esclarecimentos e reafirma seu compromisso com a transparência e a verdade. Pedimos à população que confie nas informações oficiais e desconsiderem boatos sem fundamento.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Vereador Dudu Barbosa