Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Prefeitura publica novo decreto e igrejas podem voltar a realizar as suas celebrações
A reabertura para as celebrações deve seguir uma série de medidas sanitárias e de distanciamento.
Por Assessoria | Postado em: 07/05/2020 - 10:28

Publicidade Publicidade Publicidade
A Prefeitura do município de Toledo publicou na edição desta quinta-feira (07), do seu Órgão Oficial o decreto de Nº 798/2020, de 06 de maio de 2020, que libera a reabertura das igrejas para missas, cultos, celebrações, e reuniões litúrgicas. O decreto passa a valer a partir de sua publicação.
 
A reabertura para as celebrações deve seguir uma série de medidas sanitárias e de distanciamento. Pessoas que retornaram de viagens para outras cidades ou estados não poderão comparecer aos cultos e missas por pelo menos 14 dias. Está proibida a entrada de crianças até 12 anos, assim como a de idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco.
 
Os templos religiosos devem funcionar somente com 50% de sua capacidade e as pessoas precisam respeitar o distanciamento de 02 metros nos bancos e filas. As igrejas têm de disponibilizar álcool 70% nas portas e todas as pessoas devem frequentar os templos utilizando máscaras. Uma pessoa deve ficar na porta controlando a entrada e uma lista com o nome e telefone de todas as pessoas que participarem das celebrações têm de ser entregue para a Secretaria de Saúde, como meio de controle.
 
Os cultos, missas, celebrações, e reuniões litúrgicas devem ter a duração de no máximo 01 hora e os ambientes precisam ser higienizados antes de uma nova celebração. O decreto também pede para que as pessoas evitem abraços, beijos e cumprimentos, assim como aglomerações ao final das celebrações. No caso de cultos e missas com a benção do pão e vinho o sacerdote deve higienizar as mão antes da distribuição e as filas têm de ser dispostas com o distanciamento mínimo de 02 metros entre as pessoas.
 
A publicação do novo decreto, que delimita a reabertura das igrejas e templos religiosos, vem após uma série de manifestações das lideranças das igrejas e também de muitos fiéis. No último domingo (03), alguns grupos de pessoas se reuniram em inúmeros pontos da cidade, pedindo pela volta das atividades nos templos religiosos. As manifestações foram lideradas pela Associação de Ministros Evangélicos (AME Toledo).
 
O Comitê Operacional de Emergências (COE), liberou a volta das atividades religiosas após a entrega de um plano de contingência feito pela AME Toledo e aprovado pelo COE, depois de uma série de discussões.
 
 
Últimas Notícias
Cotidiano 09 Fev às 21:55
A família Silva de Nova Santa Rosa comunica
Cotidiano 09 Fev às 16:42
Evento acontece em abril e elegerá a nova representante da beleza mercedense
Cotidiano 09 Fev às 15:40
Informação foi repassada ao Poder Legislativo pelo comandante do Batalhão
Cotidiano 09 Fev às 15:08
Acidente de trabalho foi registrado em uma obra e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros.
Cotidiano 09 Fev às 14:32
Vídeo mostra o instante em que o telhado de uma casa é arrancado pela força do vento na tarde de sábado (7)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento