A Prefeitura de Palotina está notificando os proprietários de imóveis situados no perímetro urbano, para que realizem a limpeza e manutenção de seus terrenos até o dia 28 deste mês.
A ação visa evitar o acúmulo de mato alto, que pode servir como criadouro para animais peçonhentos e esconderijo para atividades ilícitas.
De acordo com o Código de Posturas do Município, os proprietários de lotes sem construção devem manter os imóveis bem conservados, livres de matagal e lixo. Nos terrenos vagos, é permitida apenas a plantação de vegetação de baixo porte.
O não cumprimento das normas pode resultar em sanções, incluindo multa de 200 UFMs, equivalente a R$ 978,18, além da cobrança pelos serviços de limpeza realizados pela Prefeitura.
Confira o Edital que foi publicado:

ANIMAIS PEÇONHENTOS
Quanto aos animais peçonhentos, a equipe da Vigilância em Saúde de Palotina continua com as buscas ativas por escorpiões em diversas áreas da cidade. Desde o início deste ano, já foram encontrados 138 escorpiões, sendo 94 capturados nas buscas ativas. O serviço de Saúde faz um alerta à população sobre o risco da infestação e destaca que, para prevenir acidentes, é fundamental adotar cuidados preventivos.
As buscas estão sendo realizadas principalmente nos locais que realizam a notificação da ocorrência do aracnídeo na Vigilância Sanitária. Também são realizadas buscas ativas em locais estratégicos, como terrenos com acúmulo de entulhos, que são pontos comuns onde os escorpiões costumam se esconder. Desde o início das ações, em 2023, o número de escorpiões encontrados tem aumentado, e foram notificados vários casos de acidentes. De acordo com Laura Bittencourt, coordenadora da Vigilância em Saúde do município, escorpiões podem ser encontrados em diversos pontos da cidade.
Com a elevação das temperaturas e o aumento das chuvas, o número de casos envolvendo animais peçonhentos, especialmente escorpiões, tende a crescer. Normalmente, os escorpiões se escondem em ambientes escuros, úmidos e com pouca circulação.
Diante do aumento da circulação de escorpiões, o número de acidentes também sobe. No ano de 2022 foram registrados 16 acidentes em Palotina, em 2023 foram 24 acidentes, em 2024 foram 32 acidentes. Em 2025, até o momento, foram registrados 9 casos no nosso município.
Em caso de acidente, a vítima deve procurar um hospital imediatamente. Se um escorpião for encontrado, é importante recolhê-lo com muito cuidado e colocá-lo em um recipiente fechado, para que ele seja encaminhado às autoridades de saúde. O laudo de identificação será então realizado para determinar a espécie do animal.
A picada de escorpião causa dor imediata, que pode irradiar para o membro afetado, acompanhada de sintomas como adormecimento, vermelhidão e suor. Em casos mais graves, podem surgir também agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, entre outros sintomas.
.jpg)