A Delegacia de Polícia Federal em Cascavel deflagrou a OPERAÇÃO VAPER, de combate ao contrabando e descaminho em Toledo nesta terça-feira.
A Corregedoria da Polícia Militar no Paraná, em fevereiro do corrente ano, encaminhou informações apuradas em procedimento instaurado naquele órgão, com indícios de que dois policiais militares (uma policial feminina e um masculino) estariam praticando crimes de contrabando e descaminho fora do contexto de exercício da função policial.
As investigações indicaram que a dupla, auxiliada por uma terceira pessoa, estaria comercializando ilegalmente, principalmente através de anúncios em redes sociais, produtos de origem estrangeira e com restrição de comércio no Brasil (cigarros eletrônicos).
Foram cumpridos 04 Mandados de Busca e Apreensão e de Busca Pessoal na cidade de Toledo, expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra, em desfavor de dois Policiais Militares e de uma terceira pessoa (homem de 46 anos de idade), todos residentes na cidade.
Foram apreendidos celulares, valores em reais, veículo (Nissan Frontier) e diversas bebidas desacompanhadas de documentação comprobatória de regularidade fiscal. A Corregedoria da Polícia Militar participou das investigações e acompanhou o cumprimento das mediadas cautelares expedidas contra os policiais militares.
O nome da operação, VAPER, é uma referência ao nome como também são conhecidos os cigarros eletrônicos, um dos principais produtos comercializados pelos investigados.
Os envolvidos respondem pela prática dos delitos tipificados nos artigos 334 e 334-A do Código Penal, além de outras que porventura forem constatadas no curso da investigação.