A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (08/12/23) a Operação Rota Clandestina, objetivando desarticular organização criminosa (Orcrim) estabelecida nas cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu e ligada ao descaminho de mercadorias procedentes do Paraguai.
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, um na cidade de Cascavel e outro em Foz do Iguaçu, ambos expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal Criminal de Cascavel.
As investigações se iniciaram em novembro de 2023, quando um dos integrantes do grupo criminoso fora flagrado e preso por transportar grande quantidade de mercadorias descaminhadas do Paraguai, avaliada em torno de R$ 2 milhões.
Apurou-se que a Orcrim arregimentou motorista de caminhão pertencente a uma empresa privada para, por diversas vezes, sem o conhecimento do proprietário da empresa, transportar as mercadorias irregularmente internalizadas no território nacional.
O motorista aliciado ocultava as mercadorias em meio às cargas lícitas armazenadas no caminhão, desviava transitoriamente da rota convencionada com a empresa da qual ele é empregado e, ainda, entregava as mercadorias pessoalmente aos destinatários finais.