Você está em: Página Inicial > Policial
Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em benefícios previdenciários no Paraná
As investigações que começaram no primeiro semestre deste ano
Por Polícia Federal de Cascavel | Postado em: 22/11/2023 - 11:20

Publicidade Publicidade Publicidade

Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a operação “No Task” com o objetivo de desmantelar esquema de fraudes em benefícios previdenciários, no município paranaense de Dois Vizinhos.

As investigações que começaram no primeiro semestre deste ano, revelaram o envolvimento de servidor do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS na concessão de benefícios com indícios de irregularidades, além da contar com a possível participação de sua esposa.

As fraudes consistiam na inserção de dados fictícios nos sistemas do INSS para complementar tempo de serviço necessário ao reconhecimento do direito ao benefício previdenciário.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência dos investigados, em atenção à determinação judicial expedida pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu.

A ação teve o apoio da Coordenação de inteligência da Previdência Social, vinculada ao Ministério da Previdência Social. Estimam-se que o prejuízo ao INSS superou os 4 milhões de reais, baseado na identificação de, até momento, 386 benefícios previdenciários.

A descoberta deste esquema fraudulento sugere uma economia potencial de mais de 28 milhões de reais aos cofres do INSS, considerando-se a expectativa de vida da população brasileira, segundo Tabelas de Imortalidade do IBGE.

O nome da operação “No Task”, faz alusão à inexistência de demanda legítima nos sistemas de controle e concessão de benefícios do INSS.

Os investigados podem responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas podem ultrapassar trinta anos.

Últimas Notícias
Policial 21 Nov às 15:47
Os casos ocorreram em um apartamento e também em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Brasil.
Policial 21 Nov às 15:24
Ela teme pela própria segurança e pela dos filhos, segundo o Boletim
Policial 21 Nov às 14:52
Veículo tinha sinais identificadores adulterados e havia sido furtado dois dias antes no Rio Grande do Sul (20)
Policial 21 Nov às 11:20
O homem que transportava a droga abandonou a embarcação para escapar a pé
Policial 21 Nov às 09:00
Márcio Robles atua no 30º Batalhão da Polícia Militar de Londrina e está há pelo menos nove anos na corporação. Após prisão, Justiça decidiu que ele vai responder em liberdade pelo crime de roubo agravado. Defesa diz que prisão é ilegal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento