Vitor Alves da Silva, um dos moradores mais antigos da Localidade de Vila Candeia – Município de Maripá, completa 90 anos de idade hoje dia 14 de junho de 2024.
Ele é considerado um dos pioneiros, uma vez que veio morar daquela localidade no ano de 1958 quando ainda pertencia ao município de Toledo, já que Palotina foi emancipado em 1960 e Maripá em 1990, portando a 66 anos atrás.
Mineiro de Alpinópolis, morou com seus pais depois de deixar Minas Gerais aos 5 anos na região de Rolândia no norte do Paraná.
Com o início do desmatamento no oeste do Paraná e o cultivo de café, Vitor Alves da Silva veio com a família de SR. Abílio Pereira Ramos (in-memorian), que mais tarde passara a ser seu sogro, pois ele já estava de olho em uma de suas filhas, hoje sua esposa Dona Laura Pereira Ramos da Silva, com que casou-se em 1961 e teve duas filhas: Maria e Marines.
Com muito trabalho conseguiu adquirir dois alqueires de terra que possui até hoje na Linha Arapaçú de onde tirou o sustendo de sua família.
Atualmente morador na sede do distrito de Vila Candeia em residência de sua propriedade, a qual conseguiu adquirir com a produção de sua terrinha.
“Vitinho” como é carinhosamente chamado pelos que o conhecem devido a sua estatura e seu jeito simpático de ser, o Pioneiro é de uma religiosidade incomparável e segundo seus familiares, sempre dizendo a qualquer que seja “DEUS TE ABENCOE”.
A três anos passou por uma cirurgia no intestino e hoje usa uma bolsa de colostomia e está com um estagio inicial de mal de Alzheimer, porem nada que o atrapalhe em realizar as suas atividades tal como uma pessoa saudável.
Jogo de Malha, um esporte pouco conhecido na nossa região é uma das suas grandes paixões, ainda jogando pelo menos uma vez por semana, além de torcedor do Palmeiras, pois gosta muito de futebol.
Um fato que marcou a sua trajetória no esporte, foi a conquista do título de campeão regional da 3ª idade na modalidade de Malha disputado em Marechal Candido Rondon, no ano de 2008, formando dupla com seu cunhado Lourenco Pereira Ramos, onde exibe o troféu com muito orgulho ate os dias atuais.
Vitor Alves da Silva o “Vitinho” recebe as homenagens da sua esposa Laura, das Filhas Maria e Marines, dos genros Rudi e Valmir, dos netos Rodrigo, Nathalia e Vitor Hugo da pró-nora Ângela além das bisnetas Laura Regina e Cecília Rafaela e demais familiares.