Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Pesquisadores da Unila desenvolvem vacina para proteger tilápias de doenças bacterianas
Foram mais de dois anos de pesquisa, desde o isolamento e inativação das bactérias, até os testes em 100 tilápias no laboratório e o resultado foi surpreendente
Por G1 | Postado em: 28/02/2021 - 09:00

Publicidade Publicidade Publicidade

Pesquisadores de biotecnologia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, desenvolveram um imunizante para tilápias. Foram mais de dois anos de pesquisa, desde o isolamento e inativação das bactérias, até os testes em 100 tilápias no laboratório e o resultado foi surpreendente. Segundo os pesquisadores, a vacina tem 100% de eficácia contra as duas principais doenças.

"Nós tínhamos problemas a com streptococcus e aeromonas, que causam mortalidade de 12% a 15% durante o ciclo de produção. "A nossa vontade era que tivesse uma vacina que combatesse essa doença no pescado" disse o piscicultor Estevan Martins De Souza.

Os peixes doentes costumam ter sintomas parecidos. Barbatanas danificadas, natação desordenada e olhos esbranquiçados, sem contar o estresse, que faz os animais se alimentarem menos. Doentes, os peixes morrem antes de chegar ao ponto de abate. Mas como numa pandemia, a vacina veio pra proteger os animais e salvar a produção do Estevan.

"Conhecemos essa demanda do produtor em melhorar a qualidade do peixe devido às perdas causadas pela infecção bacteriana e viemos de encontro do produtor local pra fazer essa parceria e desenvolver a tecnologia. Essa é uma vacina do tipo inativada com as bactérias e formulada com adjuvante oleoso. Esperamos que até o fim do ano, com o licenciamento no MAPA, a gente traga essa vacina pro mercado e consiga repassar para o produtor” afirmou o pesquisador e estudante de biotecnologia, Ângelo Vidal Dos Santos.

Últimas Notícias
Cotidiano 05 Fev às 07:45
Um dos pontos altos da Expo Rosa 2026 deverá ser o domingo (26), quando está previsto um grande desfile comemorativo, envolvendo alunos das redes municipal e estadual de ensino
Cotidiano 05 Fev às 06:20
Familiar estranhou a falta de contato e acionou a unidade de saúde após encontrar o corpo na comunidade São Judas Tadeu
Cotidiano 04 Fev às 17:40
Liberdade, conforto e som de qualidade
Cotidiano 04 Fev às 17:20
Mais informações e agendamentos pelo telefone (45) 99852-7625.
Cotidiano 04 Fev às 16:50
Prisão ocorreu em Salto del Guairá, município paraguaio na fronteira com o Oeste do Paraná
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento