Na manhã desta terça-feira a Patrulha Rural Comunitária da Polícia Militar esteve em Nova Santa Rosa, na Acinsar, as 09h00 a convite do Sindicato Rural na pessoa do Presidente Erni Arndt para compartilhar informações sobre o trabalho da PM na segurança pública no interior dos municípios da região.
O Projeto Patrulha Rural Comunitária Versão 4.0, desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná se baseia em estudos e dados estatísticos sobre a criminalidade no ambiente rural, e busca restabelecer a segurança e a tranquilidade no campo.
Nova Santa Rosa hoje conta com apenas 11 propriedades rurais cadastradas no programa, esse número pode melhorar para que através de estratégias desenvolvidas pela Patrulha Rural os produtores possam ter mais segurança em suas propriedades.
Para realizar o cadastramento de sua propriedade rural os moradores podem procurar o Sindicato Rural de Nova Santa Rosa.
O Comandante do Destacamento de Polícia Militar, Sargento Pruiinelli e o Prefeito Norberto Pinz participaram da palestra.
O primeiro ano da Operação Segurança Rural, desenvolvida pelas equipes da Patrulha Rural Comunitária da Polícia Militar do Paraná, registrou aumentos significativos na apreensão de armas e no cumprimento de mandados de prisão no estado.
Entre junho de 2022 e junho de 2023, a operação apreendeu 117 armas de fogo e cumpriu 185 mandados de prisão, contra 28 armas de fogo e cumprimento de 49 mandados de prisão entre 2021 e 2022, período anterior ao início da operação.
Além disso, as equipes foram responsáveis pela recuperação de 71 veículos com alerta de furto/roubo e apreensão de mais de seis toneladas de drogas. A operação resultou ainda em 206 flagrantes de crimes e prisão de 318 pessoas.
Durante o primeiro ano de operação, os militares estaduais também apreenderam 203 litros de bebidas alcoólicas, 25 sacos de veneno agrícola e 27,7 mil pacotes de cigarros.
SEGURANÇA RURAL - A Operação Segurança Rural tem como missão intensificar o policiamento ostensivo prioritariamente no ambiente rural de todo o Estado do Paraná, realizando ações preventivas e repressivas em pontos e localidades diversas, por meio de ações específicas, de modo a atingir o maior espaço geográfico possível, em caráter permanente, por meio de patrulhamentos, bloqueios e visitas às propriedades rurais.
No âmbito das ações preventivas previstas no Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, foram cadastradas 9 mil propriedades rurais, 9.902 pessoas foram orientadas e mais de quatro placas de identificação foram instaladas.
As equipes da Patrulha Rural Comunitária estão presentes em todos os batalhões e companhias independentes operacionais da PMPR (exceto as OPMs da capital) e desenvolvem ações e operações em todo o território paranaense.
Acesse a Cartilha Rural e conheça mais sobre o Programa clicando aqui.